Concerto teste em Barcelona com 5.000 pessoas considerado um “sucesso”

Alejandro Garcia / EPA

O teste piloto que teve lugar num concerto com 5.000 pessoas em Barcelona há um mês mostrou que os eventos de massas podem ser seguros se forem tomadas as medidas adequadas, de acordo com um estudo publicado esta terça-feira.

Duas semanas após o concerto do grupo ‘Love of Lesbian’, os participantes foram submetidos a testes PCR e “não há sinais que indiquem que a transmissão tenha acontecido durante o evento, o que era o objetivo deste estudo”, disse numa conferência de imprensa Josep Maria Llibre, médico do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, nos arredores de Barcelona.

Os médicos presentes relataram que, entre as 4.592 que assistiram ao concerto e que deram o seu consentimento para permitir a análise dos resultados dos testes à covid-19, apenas seis pessoas foram diagnosticadas positivas, quatro das quais não foram infetadas no evento.

De acordo com os investigadores, a incidência acumulada entre os participantes no espetáculo nos 14 dias seguintes ao evento “não sugere qualquer impacto na transmissão de covid-19 durante o concerto”.

“Com uma ventilação otimizada, testes antigénicos e uso de máscara, um espaço seguro pode ser garantido”, acrescentou Josep Maria Llibre.

Para além de testes e máscaras FFP2, a ventilação, bem como a capacidade de acolhimento em áreas críticas, como casas de banho, foram rigorosamente controladas.

Preparada por um grupo de organizadores de festivais, promotores musicais e pelo Hospital Germans Trias i Pujol para mostrar que os concertos são possíveis apesar da pandemia, esta experiência foi uma das poucas na Europa no setor musical.

Os organizadores dos “Festivais para uma Cultura Segura” descreveram a iniciativa como um “sucesso” e disseram que “começa a haver luz ao fundo do túnel”, segundo o diretor do Festival Cruilla, Jordi Herreruela.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …