Concelhia do PS aprova recandidatura de Valdemar Alves a Pedrógão Grande

2

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

A concelhia do PS de Pedrógão Grande aprovou a recandidatura do presidente da Câmara, Valdemar Alves, às eleições autárquicas, disse à agência Lusa o presidente daquela estrutura partidária, Nelson Fernandes.

“Na reunião, que decorreu na sexta-feira, foi aprovada a recandidatura de Valdemar Alves, por maioria”, afirmou Nelson Fernandes. Segundo o dirigente partidário, “Valdemar Alves disse ter condições para continuar e mostrou vontade de continuar o seu trabalho político”.

“Face à situação que o concelho atravessa, o trabalho que iniciámos em 2017 deve ter continuidade”, adiantou o presidente da concelhia, também vice-presidente do município do distrito de Leiria.

Questionado sobre os processos judiciais nos quais Valdemar Alves está envolvido, respondeu: “Os processos da justiça à justiça. A seu tempo, as questões vão aclarar-se”.

“Valdemar Alves é uma pessoa séria e honesta, tem dado provas disso e pretende continuar o seu trabalho em prol dos pedroguenses”, salientou o presidente da concelhia, referindo que o autarca “inscreveu-se como militante do PS”.

Valdemar Alves, de 72 anos, foi acusado em janeiro pelo Ministério Público de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Está ainda a ser julgado no processo sobre alegadas irregularidades na reconstrução das casas que arderam no incêndio.

Neste processo, Valdemar Alves, antigo inspetor da Polícia Judiciária, responde por 20 crimes de prevaricação de titular de cargo político, 20 crimes de falsificação de documento e 20 crimes de burla qualificada.

Valdemar Alves foi eleito presidente da Câmara de Pedrógão Grande em 2013, então na lista do PSD, partido que conquistou três dos cinco mandatos. Nas eleições autárquicas de 2017, encabeçou a lista do PS, como independente, tendo os socialistas alcançado três dos cinco mandatos.

PS de Ovar escolhe para candidato Alcides Alves

O PS de Ovar anunciou que o seu candidato à Câmara é o independente Alcides Alves, professor do 1.º ciclo que também já foi deputado na Assembleia Municipal e presidiu à Junta de Freguesia de Esmoriz, revelou a Lusa.

André Kosters / Lusa

“Alcides Alves é uma pessoa que a população do concelho de Ovar conhece bem. Foi autarca durante 20 anos: em Esmoriz, onde mereceu a confiança dos seus conterrâneos em quatro eleições consecutivas, tendo sempre sido reconhecido como uma pessoa dedicada à sua terra e intransigente na defesa da população; e na Assembleia Municipal, como independente que somente desejava dar o melhor de si pelo concelho”, justificou o presidente dessa estrutura concelhia socialista do distrito de Aveiro, Luís Vieira Pinto.

Para o líder do PS de Ovar, o seu cabeça-de-lista às eleições autárquicas previstas para setembro ou outubro “é um homem de causas” e está apto a “voltar a colocar Ovar no caminho do desenvolvimento, dinamizando o tecido económico local, fazendo do município um local atrativo para novos investimentos geradores de riqueza e criadores de emprego, valorizando os recursos únicos da terra e criando melhores condições de vida para todos”.

Natural do concelho de Valpaços, no distrito de Vila Real, onde nasceu em 1955, Alcides Alves reside no município de Ovar desde 1980 e leciona atualmente na Escola da Praia de Esmoriz, do Agrupamento de Escolas Ovar Norte.

Entre 1993 e 1997 foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Esmoriz, onde no mandato seguinte chegou à presidência, que assumiu até 2009, após o que foi eleito para a Assembleia Municipal de Ovar, também como independente proposto pelo PS.

Entretanto, foi ainda “dirigente associativo em diversas coletividades do concelho”, como o Sporting Clube de Esmoriz, o Grupo de Teatro Renascer e o Grupo Etnográfico e Folclórico de Esmoriz.

“A fundamentação da minha candidatura à Câmara Municipal de Ovar pelo PS foi contribuir para mitigar as reais dificuldades económicas de muitas famílias e empresas do concelho, nomeadamente as do nosso comércio local e as das micro, pequenas e médias empresas, que se encontram numa situação económica insustentável”, disse Alcides Alves.

O cabeça-de-lista do PS quer “o desenvolvimento sustentado do concelho de Ovar numa perspetiva de coesão territorial e de pleno emprego” e, face “à crise económica sem precedentes” que afeta a população vareira, estabelece como prioridade “alocar todos os recursos possíveis à revitalização do comércio e da indústria, complementando e reforçando as medidas de apoio às famílias, principalmente as mais carenciadas, de forma a manter todos os postos de trabalho”.

Alcides Alves insistiu: “A situação económica, aflitiva e quase catastrófica de muitas famílias e a ruína eminente do comércio local e de muitas empresas, do município de Ovar, constituíram a motivação principal deste meu desafio”.

Além do cabeça-de-lista do PS, em Ovar também Mário Rui Natária já formalizou a sua candidatura à Câmara Municipal em nome do CDS-PP. A Câmara de Ovar é liderada pelo social-democrata Salvador Malheiro, com maioria absoluta, desde 2013. O executivo municipal conta com sete eleitos do PSD e dois do PS.

// Lusa

2 Comments

  1. Pobre pais com politicos destes ainda torna mais evidente…..
    Por este caminho as populacoes nao progride.
    Mais valia nao os ter…
    Povo, nao votem…. este tipo de gente nao mecere o vosso respeito, o vosso voto… entregar os vossos destinos nas maos deste tipo de gente ‘e regressao e falta de respeito….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.