O conceito de que o tempo corre num sentido único é relativo

Uma equipa internacional de investigadores realizou uma experiência que mostra que a flecha do tempo é um conceito relativo e não absoluto.

A flecha ou assimetria do tempo continua a ser um dos maiores mistérios do Cosmos. O nome foi dado por Arthur Eddington e refere-se à sensação que todos temos de que o tempo flui sempre numa direção única do passado para o futuro.

No estudo, a equipa descreveu a experiência e o resultado e também explica como é que os seus resultados não violam a segunda lei termodinâmica, que diz que a entropia ou desordem tende a aumentar com o tempo, razão pela qual tudo o que nos rodeia parece desenrolar-se no tempo.

No entanto, essa é a mesma lei que explica como é que o chá quente fica frio em vez de ainda mais quente. Neste novo esforço, os investigadores encontraram uma exceção à regra que funciona de uma maneira que não viola as regras da física como foram definidas.

A ideia de partículas entrelaçadas tem aparecido ultimamente nas notícias, já que os investigadores de todo o mundo estão a tentar utilizá-las para diversos fins. Mas há uma outra propriedade menos conhecida das partículas que é similar em natureza, mas ligeiramente diferente.

É então que as partículas se correlacionam, o que significa que se unem de formas que não ocorrem no mundo maior. Tal como no entrelaçamento, as partículas correlacionadas partilham informação, ainda que não de forma tão forte. Nesta nova experiência, os cientistas utilizaram esta propriedade para alterar a flecha do tempo.

A experiência consistiu em alterar a temperatura dos núcleos em dois dos átomos de uma dada molécula de cloro – hidrogénio e carbono – de forma a que fosse mais alta para o núcleo de hidrogénio do que para o de carbono, e observar seguidamente em que direção fluía o calor.

O grupo descobriu que quando os núcleos dos dois átomos não estavam correlacionados, o calor fluía como esperado, desde o núcleo de hidrogénio mais quente até ao núcleo de carbono mais frio.

Mas quando os dois se correlacionaram aconteceu o contrário: o calor voltou para trás em relação ao que geralmente se observa. O núcleo quente tornou-se mais quente, enquanto que o mais frio se tornava ainda mais frio.

Esta observação não violou a segunda lei da termodinâmica, explica a equipa, uma vez que se assumiu à partida que não havia correlação entre as partículas.

ZAP // EuropaPress

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não é de uma molécula de cloro, mas de triclorometano, ou como é mais conhecido clorofórmio (The experiment consisted of changing the temperature of the nuclei in two of the atoms that exist in a molecule of trichloromethane—hydrogen and carbon).
    Se fosse molécula de cloro, não poderia ter hidrogénio nem carbono.

  2. “O grupo descobriu que quando os núcleos dos dois átomos não estavam correlacionados, o calor fluía como esperado, desde o núcleo de hidrogénio mais quente até ao núcleo de carbono mais frio.”

    Segundo a termodinamica a tempratura é o resultado das colisões entre os mais diversos atomos de um material, sendo esta o resultado da energia cinetica dos seus movimentos.

    Posto isto, como se pode aumentar a tempratura de um unico atomo?

    enfim, quem é que escreve estas coisas?

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …