Comunistas acham António Costa um sapo mais fácil de engolir

drcursor / Flickr

-

Comunistas ouvidos pela Lusa na 38.ª Festa do Avante!, no Seixal, pouco ou nada esperam do PS, mas consideram que António Costa poderá vir a ser um ‘sapo’ mais fácil de engolir.

Em 1986, o histórico líder do PCP Álvaro Cunhal apelou aos militantes que fechassem os olhos para votar no pai socialista, Mário Soares, para presidente – em vez do então democrata-cristão Freitas do Amaral, um cenário que poderá ter eco num eventual acordo governamental futuro entre o PCP e o PS, cuja liderança António Costa disputa a António José Seguro.

António Costa, o atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa reúne alguma, mas pouca, simpatia na Quinta da Atalaia face ao secretário-geral do PS, António José Seguro, numa ‘mini-sondagem’ de câmara e microfone.

Achar bem, não acho (eventual acordo governamental com PS), mas se tivermos de engolir essa pedra, engolimos, em prol do país. Já uma vez engolimos um sapo, se calhar, lá teremos de engolir outro novamente. Acho que eles são iguais, não há diferença, ninguém vai endireitar isto. É um barco à deriva o nosso país”, lamentou Luísa Santos, de 52 anos, uma jardineira desempregada de Sesimbra para quem “se o PS já lá esteve e não fez nada, não é agora que vai fazer depois de isto estar da maneira que está“.

Não sou do PS, mas se fosse, se calhar escolheria o António Costa. Dá-me mais confiança do que o António José Seguro. Apesar de ter seguro no nome, dá-me um bocado de insegurança. Há ali qualquer coisa que me diz que ele vai fazer muito pouco ou nada. O Costa dá-me uma certa segurança“, opinou o estudante de 19 anos Bruno Brandão, acrescentando que o Governo da maioria PSD/CDS-PP está a “fazer políticas erradas, excessivas”.

Um ourives de 62 anos e militante do PCP desde 1972 revelou-se também descontente, “desde as primeiras eleições” (1975) e a manutenção da responsabilidade nas “mesmas forças políticas, que nunca conseguiram levar o país (para a frente), depois da luta que se fez”, enquanto “o país continua na mesma para pior, mais hipotecado, sem emprego”.

O que o PS está a fazer é uma fantochada. Tanto um como outro. O mais novo tem desculpa porque nunca lá esteve, mas o mais velho, o António Costa, já lá esteve e não mudou nada, mesmo dentro do próprio partido. Esta palhaçada de ter apoios daqui e de acolá, não o vai fazer desenvolver uma política diferente. Já esteve lá com camaradas dele que se intitulam de esquerda, mas não são nada“, previu.

Mãe de dois filhos, aos 34 anos e empresária no ramo do artesanato, Andreia Valente defendeu que “é preciso manter sempre a esperança” e manter “o enfoque e lutar por um futuro melhor”, mas “o PS não estará suficientemente à esquerda (para acordos de Governo com o PCP)”.

Com franqueza, não (tenho preferência), mas há um que tem mais cabedal que o outro“, afirmou, alinhando com a maioria dos inquiridos, ou seja, apontando António Costa como mais capaz.

O PS não se diferencia muito daqueles que lá estão atualmente, a política é exatamente a mesma” e “os interesses que defendem não é o das pessoas é de outros, dos capitais e daqueles que têm alguma coisa a usufruir deste estado de coisas“, condenou o advogado Carlos Fernandes, de 41 anos, rejeitando escolher qualquer um dos candidatos “rosa”.

Modista toda a vida, mas agora ocupada nas limpezas num hospital, Francisca, com 58 anos, manifestou-se “sem esperança nos próximos anos em tudo o que falem e digam”, mas prometeu continuar a “fazer muito esforço, a poupar o mais possível para poder vir à Festa do Avante!, até podendo “não ir a mais lado nenhum o ano inteiro”.

O Seguro foi mais um menino de gabinete. Ao sê-lo, tem muita teoria, mas não tem a prática. Quem está com o povo, quem ouve o povo, no trabalho, na rua, que se apercebe dos problemas, essa pessoa tem a prática. Ouve e sofre com os outros e é capaz de ir mais ao coração das pessoas. Uma pessoa que trabalhe só em gabinetes não vai mais além“, afirmou, referindo-se ao atual líder socialista.

Segundo Francisca, “não militante, mas comunista”, entre Costa e Seguro, o autarca lisboeta “dá mais segurança”.

Nem pertenço à zona de Lisboa, sou de Torres Vedras. Conheço-o mais da televisão. Dá ideia de que é uma pessoa mais honesta“, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …