Comunidade portuguesa na África do Sul em dificuldades devido à pandemia

Kim Ludbrook / EPA

A comunidade portuguesa da África do Sul tem sofrido dificuldades devido à pandemia de covid-19, relatou o conselheiro das comunidades portuguesas, Vasco Pinto de Abreu, indicando que há portugueses a passar fome.

À TSF, Vasco Pinto de Abreu indicou que os próximos dias seriam de festa para a comunidade portuguesa, visto que as comemorações deste ano do Dia de Portugal incluiriam a viagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, até ao país, mas as celebrações tiveram de ser alteradas.

O conselheiro referiu que a situação é grave. “Algumas organizações portuguesas andam a distribuir bens alimentares e de primeira necessidade às famílias mais carenciadas. As dificuldades são muitas, há grandes diferenças sociais e já havia pessoas a passar fome”, contou o responsável.

Embora organizações estejam “a fazer o seu trabalho”, entre os mais desfavorecidos “a situação económica já não era famosa antes da chegada da pandemia, e agora agravou-se”, apontou Vasco Pinto de Abreu.

“Os nossos comerciantes, os nossos portugueses que têm pequenos negócios como restaurantes ainda não puderam reabrir. Há um lar de idosos que também está a passar por muitas dificuldades”, acrescentou.

O Governo português estará a preparar uma ajuda especial aos portugueses residentes em vários países. “Eu sei que a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas está a preparar um plano de apoio a essas associações da comunidade espalhada pelo mundo. Em contacto com os meus colegas do Brasil, dos Estados Unidos, da Venezuela, de França, noto que há muitas organizações a passar dificuldades”, contou.

“Espero que a ajuda venha rapidamente, senão várias associações, clubes e lares de idosos correm o risco de se extinguir”, disse ainda.

As comemorações do 10 de junho vão este ano em casa. “Estamos num estágio mais atrasado do que em Portugal. Ainda não chegou o pico da pandemia e já tivemos uma quarentena muito dura de 30 dias. Depois foi estendida por mais 15 dias, agora baixámos para o estágio III, mas as restrições ainda são muitas: não pode haver ajuntamentos, muitos negócios estão fechados, não há festas, estão totalmente proibidas, com direito a processo criminal…”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …