Computadores prometidos pelo Governo chegam “ainda no 1.º período”

O secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, informou esta quinta-feira que serão adquiridos 1,5 milhões de equipamentos ao abrigo do programa Escola Digital, que tem um orçamento de 400 milhões de euros.

No arranque do ano letivo, o Executivo de António Costa prometeu computadores que vão começar a chegar aos alunos “ainda no 1.º período“. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, ao Público. A distribuição vai começar pelos alunos mais carenciados.

Sem se comprometer com uma data específica, o governante avançou que a distribuição dos equipamentos vai ser feita durante o 1.º período, que começa na próxima segunda-feira e se prolonga até dezembro.

O secretário de Estado admitiu alguns “constrangimentos” na concretização do programa em causa, nomeadamente uma “grande redução da capacidade de fornecimento” por parte das empresas de hardware, devido ao aumento da procura por equipamentos informáticos.

Apesar disso, o processo de aquisição já se encontra em curso. Com a compra de cerca de 1,5 milhões de equipamentos, o objetivo do Ministério da Educação continua a ser o de chegar “a todos os alunos e professores”.

Além de compra de computadores e de serviços de ligação à Internet, o Escola Digital serve para reforçar a cobertura de rede, a aquisição de software e para dois outros programas: um destinado a desenvolver a “capacitação digital dos docentes” e outro para a desmaterialização dos manuais escolares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.