Uma mudança revolucionária no design dos computadores portáteis surgiu com o lançamento do Spacetop G1 da Sightful, um dispositivo que troca o ecrã tradicional por óculos de realidade aumentada (RA).
Desenvolvido em colaboração com a empresa de óculos de realidade aumentada XReal, o Spacetop G1 utiliza estes óculos para gerir todos os elementos visuais.
Num vídeo promocional divulgado pela empresa, os utilizadores podem ser vistos a relaxar junto a uma piscina enquanto usam os óculos RA, de aspeto Ray Ban, que são guardados num recorte na parte inferior do dispositivo, onde normalmente estaria um ecrã.
No entanto, ainda é incerto se esta invenção será bem aceite pelo público. A tecnologia ainda está a dar os primeiros passos e o Spacetop G1 representa uma abordagem de nicho. O seu preço elevado de 1.900 dólares pode também dissuadir os utilizadores iniciais.
O Spacetop G1 não pode executar aplicações Windows ou Mac nativamente, funcionando em vez disso com uma versão personalizada do Android. Isto torna-o mais parecido com um tablet ou smartphone do que com um computador portátil tradicional, explica o Futurism.
Além disso, a funcionalidade de RA é limitada. Os óculos da XReal, embora elogiados pela sua construção leve, não interagem significativamente com o mundo real. Eles apresentam principalmente janelas de aplicações que pairam à frente do utilizador, muitas vezes exigindo persianas físicas ou escurecimento electrocrómico para funcionarem eficazmente.
“O conceito de um portátil de RA é certamente uma ideia interessante, mas prevejo problemas na sua implementação, especialmente porque é/se for baseado em Android”, comentou Emily Wang, cofundadora dos óculos de realidade mista VITURE, numa entrevista à Laptop Mag.
Wang também destacou o preço do portátil, comparando-o com o headset Vision Pro VR da Apple, que, embora mais caro, oferece uma gama mais ampla de funcionalidades.