//

Comprimido da Pfizer para curar covid-19 pode chegar aos EUA no final do ano

7

Kena Betancur / AFP

A Pfizer está a desenvolver um comprimido para tratar a infeção por covid-19 e pode começar a comercializá-lo já no final deste ano nos Estados Unidos.

O medicamento deverá ser tomado assim que a pessoa começar a sentir os primeiros sintomas da doença e deverá ser de toma única.

Ainda não há referência à eventual comercialização do comprimido na Europa. O medicamento ainda tem de ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

O fármaco faz parte de uma classe chamada “inibidores da protéase” — que são usados noutros vírus, como o VIH e a hepatite C — e funciona inibindo a ação de uma enzima que o vírus usa para se replicar em células humanas, explica o Público.

A empresa está a terminar agora a primeira fase do ensaio clínico do medicamento, que começou em março. O anúncio foi feito por Albert Bourl, CEO da Pfizer, em declarações à CNBC.

Os investigadores esperam que o medicamento impeça o progresso da doença e também seja capaz de evitar os internamentos.

A empresa está também a testar a vacina em crianças entre os seis meses e os 11 anos, considerando crucial vacinar as crianças para pôr um ponto final na pandemia.

“No início deste mês, a empresa pediu à FDA que alargasse a sua autorização de vacinação a adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos após a vacina ter sido considerada 100% eficaz num ensaio”, anunciou a farmacêutica.

A Roche e a AstraZeneca também estão a testar antivíricos em forma de comprimidos. O molnupiravir, da Merck e da Ridgeback Biotherapeutics, já mostrou resultados encorajantes em formas ligeiras da doença. No entanto, não se mostrou eficaz em doentes hospitalizados.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

  1. Parabéns à Pfizer pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito da COVID19. Claramente deu para perceber qual é a melhor farmacêutica a nível mundial. Depois venham queixar-se da iniciativa privada (isto é para os esquerdalhas do PCP e do BE).

    • É… “iniciativa privada” fortemente financiada pelos Estados (desde os EUA à Europa)!!
      Além disso, no caso da vacina da Pfizer, o principal foi desenvolvimento foi realizado pela alemã BioNTec – também altamente finaciada pelo governo federal da Alemanha!

      • “Vacina da Pfizer e BioNTech foi financiada pelo governo alemão e não pelo norte-americano”
        “Apesar do que afirmou o vice-presidente Mike Pence, que atribuiu o sucesso recentemente conhecido da vacina à parceria público-privada criada pela administração norte-americana para a aceleração do desenvolvimento do fármaco, o financiamento do projeto veio de Berlim, através da BioNTech, e não de Washington.”
        jornaleconomico.sapo.pt, 11 Novembro 2020

      • “Dinheiros públicos, vacinas privadas: as razões da produção a conta-gotas”
        “Hoje, a Comissão encontra-se na humilhante posição de mendigar as vacinas encomendadas junto das empresas que financiou. Os cidadãos pagaram mas não mandam, num negócio em que se misturam fanatismo liberal, captura das instituições e incompetência pura.”
        Publico, 7 de Fevereiro de 2021

  2. Aos leitores anteriores sugiro que consultem a informação científica e a de divulgação técnica acessível internacionalmente para ficarem a saber quais são as vacinas para a COVID19, que provocaram até agora mais efeitos secundários, incluindo coágulo no sangue, e mais mortes. Após essas consultas, que não são evidentemente divulgadas nos media em Portugal, ficaram esclarecidos quanto à “qualidade” das farmacêuticas. Verão que é não uma questão de esquerda ou direita, mas de outras razões mais pragmáticas.

    • Sim, sim… “eles andem aí”!…
      E controlam os “media” e a CMTV…
      Enfim… tanto texto para não dizer absolutamente nada!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.