Comprimido à base de planta ajuda a “desligar” a fome

massdistraction / Flickr

De acordo com um estudo recente, há uma substância proveniente de uma planta chinesa capaz de restaurar os mecanismos de saciedade em indivíduos obesos.

Um estudo recente do Centro Alemão de Pesquisas Helmholtz Zentrum München identificou um composto potencialmente útil, encontrado numa planta usada na medicina tradicional chinesa, capaz de “desligar” a fome em ratos. Os cientistas já estão a testar a substância – chamada celastrol – em seres humanos.

Se esta substância for realmente eficaz em humanos, isto significa que estamos muito mais perto de vencer a luta contra a obesidade. O estudo foi publicado recentemente na revista Diabetes.

Projetar um medicamento capaz de diminuir a fome sem causar efeitos colaterais significativos é o santo graal da investigação sobre obesidade.

Embora existam fatores metabólicos, psicológicos, sociais e genéticos envolvidos na obesidade, uma substância simples e económica que reduza o apetite com segurança a longo prazo poderia fazer uma enorme diferença na vida das pessoas que batalham diariamente contra esta condição.

De acordo com um dos autores do estudo, Paul Pfluger, os médicos muitas vezes pedem às pessoas com obesidade que percam 5 a 10% do seu peso corporal por ano, mas a meta raramente é alcançada.

O composto, produzido pela planta Tripterygium wilfordii, nativa do sul da China, pode ajudar os pacientes a completarem esse objetivo. Romper esta “barreira” é muito importante, porque a perda de peso significativa leva a uma melhoria do metabolismo e doenças metabólicas associadas, como diabetes tipo 2.

Na experiência, os cientistas descobriram que, em ratos obesos, o composto celastrol ativava os centros de saciedade, ou as áreas do cérebro que nos dizem que já estamos satisfeitos.

Em pessoas com obesidade, os centros de saciedade podem ser “defeituosos”. No nosso organismo, o tecido adiposo, ou gordura corporal, liberta um hormónio chamado leptina que desencadeia a sensação de “estar satisfeito”. Algumas pessoas tornam-se resistentes à leptina, o que significa que, embora a substância química ainda esteja presente no sangue e na gordura, não causa a mesma sensação de saciedade.

O celastrol pode restaurar a sensibilidade à leptina e, assim, a sensação de saciedade.

PARTILHAR

RESPONDER

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …