Comprimido à base de planta ajuda a “desligar” a fome

massdistraction / Flickr

De acordo com um estudo recente, há uma substância proveniente de uma planta chinesa capaz de restaurar os mecanismos de saciedade em indivíduos obesos.

Um estudo recente do Centro Alemão de Pesquisas Helmholtz Zentrum München identificou um composto potencialmente útil, encontrado numa planta usada na medicina tradicional chinesa, capaz de “desligar” a fome em ratos. Os cientistas já estão a testar a substância – chamada celastrol – em seres humanos.

Se esta substância for realmente eficaz em humanos, isto significa que estamos muito mais perto de vencer a luta contra a obesidade. O estudo foi publicado recentemente na revista Diabetes.

Projetar um medicamento capaz de diminuir a fome sem causar efeitos colaterais significativos é o santo graal da investigação sobre obesidade.

Embora existam fatores metabólicos, psicológicos, sociais e genéticos envolvidos na obesidade, uma substância simples e económica que reduza o apetite com segurança a longo prazo poderia fazer uma enorme diferença na vida das pessoas que batalham diariamente contra esta condição.

De acordo com um dos autores do estudo, Paul Pfluger, os médicos muitas vezes pedem às pessoas com obesidade que percam 5 a 10% do seu peso corporal por ano, mas a meta raramente é alcançada.

O composto, produzido pela planta Tripterygium wilfordii, nativa do sul da China, pode ajudar os pacientes a completarem esse objetivo. Romper esta “barreira” é muito importante, porque a perda de peso significativa leva a uma melhoria do metabolismo e doenças metabólicas associadas, como diabetes tipo 2.

Na experiência, os cientistas descobriram que, em ratos obesos, o composto celastrol ativava os centros de saciedade, ou as áreas do cérebro que nos dizem que já estamos satisfeitos.

Em pessoas com obesidade, os centros de saciedade podem ser “defeituosos”. No nosso organismo, o tecido adiposo, ou gordura corporal, liberta um hormónio chamado leptina que desencadeia a sensação de “estar satisfeito”. Algumas pessoas tornam-se resistentes à leptina, o que significa que, embora a substância química ainda esteja presente no sangue e na gordura, não causa a mesma sensação de saciedade.

O celastrol pode restaurar a sensibilidade à leptina e, assim, a sensação de saciedade.

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …