Maduro aconselha famílias venezuelanas a comprar ouro para poupar

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela anunciou um plano nacional de poupança para ajudar as famílias, no qual os venezuelanos poderão comprar barras de ouro. Nicólas Maduro propõe desta forma que a população compre ouro de produção nacional.

“Chegou a hora de um plano de poupança em ouro, vamos poupar em ouro. Eu já estou preparado, tenho vários milhares de peças para que o povo venezuelano poupe em ouro”, anunciou Nicolás Maduro, durante uma reunião com dirigentes do seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV.

De acordo com o chefe de Estado da Venezuela, citado pela Efe, este mecanismo será de “de livre acesso” para trabalhadores, pensionistas, amas, empresários e cidadãos em geral. Maduro assegurou que este “é um plano sério e sólido“, precisando que dará nos próximos dias mais detalhes sobre este programa de poupança.

“Este é o ouro de Guayana (uma região do país), o ouro do povo para o plano de poupança nacional”, escreveu Maduro no Twitter.

Nicolás Maduro anunciou que quer vender aos habitantes lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central Venezuelano. Estas barras, apelidadas de “lingoticos”, virão anexados a um cartão de plástico, o custo de uma lâmina que pese 1,5 gramas é de 3,7 mil bolívares. Já uma mais pesada, com 2,5 gramas, vale 6,3 mil bolívares.

O objetivo do presidente da Venezuela será que a população “poupe em ouro” de produção nacional, explicou o Chefe de Estado.

Este plano é anunciado pouco depois do salário mínimo do país ter aumentado 35 vezes e o valor da moeda ter caído 96%. Apesar das medidas, a inflação não conseguiu ser travada e a Venezuela vive uma grave crise económica, política e humanitária, procurando milhares de venezuelanos sair do país.

Só no Brasil, estimam as autoridades, já chegaram cerca de cerca de 60 mil imigrantes e refugiados venezuelanos no último ano e meio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Maduro, está a apodrecer de maduro! Então o povo venezuelano anda a passar fome, não há alimentos, não há quase nada, andam a fugir da Venezuela e pede para o povo comprar OURO??? Oiiiiiiiiiiiiiii…

RESPONDER

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …