Maduro aconselha famílias venezuelanas a comprar ouro para poupar

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela anunciou um plano nacional de poupança para ajudar as famílias, no qual os venezuelanos poderão comprar barras de ouro. Nicólas Maduro propõe desta forma que a população compre ouro de produção nacional.

“Chegou a hora de um plano de poupança em ouro, vamos poupar em ouro. Eu já estou preparado, tenho vários milhares de peças para que o povo venezuelano poupe em ouro”, anunciou Nicolás Maduro, durante uma reunião com dirigentes do seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV.

De acordo com o chefe de Estado da Venezuela, citado pela Efe, este mecanismo será de “de livre acesso” para trabalhadores, pensionistas, amas, empresários e cidadãos em geral. Maduro assegurou que este “é um plano sério e sólido“, precisando que dará nos próximos dias mais detalhes sobre este programa de poupança.

“Este é o ouro de Guayana (uma região do país), o ouro do povo para o plano de poupança nacional”, escreveu Maduro no Twitter.

Nicolás Maduro anunciou que quer vender aos habitantes lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central Venezuelano. Estas barras, apelidadas de “lingoticos”, virão anexados a um cartão de plástico, o custo de uma lâmina que pese 1,5 gramas é de 3,7 mil bolívares. Já uma mais pesada, com 2,5 gramas, vale 6,3 mil bolívares.

O objetivo do presidente da Venezuela será que a população “poupe em ouro” de produção nacional, explicou o Chefe de Estado.

Este plano é anunciado pouco depois do salário mínimo do país ter aumentado 35 vezes e o valor da moeda ter caído 96%. Apesar das medidas, a inflação não conseguiu ser travada e a Venezuela vive uma grave crise económica, política e humanitária, procurando milhares de venezuelanos sair do país.

Só no Brasil, estimam as autoridades, já chegaram cerca de cerca de 60 mil imigrantes e refugiados venezuelanos no último ano e meio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Maduro, está a apodrecer de maduro! Então o povo venezuelano anda a passar fome, não há alimentos, não há quase nada, andam a fugir da Venezuela e pede para o povo comprar OURO??? Oiiiiiiiiiiiiiii…

RESPONDER

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …