Maduro aconselha famílias venezuelanas a comprar ouro para poupar

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela anunciou um plano nacional de poupança para ajudar as famílias, no qual os venezuelanos poderão comprar barras de ouro. Nicólas Maduro propõe desta forma que a população compre ouro de produção nacional.

“Chegou a hora de um plano de poupança em ouro, vamos poupar em ouro. Eu já estou preparado, tenho vários milhares de peças para que o povo venezuelano poupe em ouro”, anunciou Nicolás Maduro, durante uma reunião com dirigentes do seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV.

De acordo com o chefe de Estado da Venezuela, citado pela Efe, este mecanismo será de “de livre acesso” para trabalhadores, pensionistas, amas, empresários e cidadãos em geral. Maduro assegurou que este “é um plano sério e sólido“, precisando que dará nos próximos dias mais detalhes sobre este programa de poupança.

“Este é o ouro de Guayana (uma região do país), o ouro do povo para o plano de poupança nacional”, escreveu Maduro no Twitter.

Nicolás Maduro anunciou que quer vender aos habitantes lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central Venezuelano. Estas barras, apelidadas de “lingoticos”, virão anexados a um cartão de plástico, o custo de uma lâmina que pese 1,5 gramas é de 3,7 mil bolívares. Já uma mais pesada, com 2,5 gramas, vale 6,3 mil bolívares.

O objetivo do presidente da Venezuela será que a população “poupe em ouro” de produção nacional, explicou o Chefe de Estado.

Este plano é anunciado pouco depois do salário mínimo do país ter aumentado 35 vezes e o valor da moeda ter caído 96%. Apesar das medidas, a inflação não conseguiu ser travada e a Venezuela vive uma grave crise económica, política e humanitária, procurando milhares de venezuelanos sair do país.

Só no Brasil, estimam as autoridades, já chegaram cerca de cerca de 60 mil imigrantes e refugiados venezuelanos no último ano e meio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Maduro, está a apodrecer de maduro! Então o povo venezuelano anda a passar fome, não há alimentos, não há quase nada, andam a fugir da Venezuela e pede para o povo comprar OURO??? Oiiiiiiiiiiiiiii…

RESPONDER

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …