A descoberta de 4 planetas vai ajudar a compreender a “adolescência” da Terra

Quatro planetas recém-descobertos vão ajudar os cientistas a aprender mais sobre o desenvolvimento da Terra e do nosso Sistema Solar durante a “adolescência”.

Os quatro planetas descobertos residem a cerca de 130 anos-luz de distância e orbitam duas estrelas conhecidas – TOI 2076 e TOI 1807 – que podem ser encontradas nas constelações de Boötes e Canes Venatici, respetivamente.

O Phys explica que os astrónomos estão muito interessados nestes novos mundos – cada um com duas, três ou quatro vezes o tamanho da Terra – porque estão nas fases iniciais da sua criação. Isto significa que podem revelar pormenores sobre a evolução de jovens planetas e sistemas planetários.

Os planetas foram descobertos por investigadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, e de 25 outros institutos espalhados pelo mundo. O projeto foi liderado pela NASA utilizando dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

“Os planetas encontram-se numa fase transitória, ou adolescente, do seu ciclo de vida”, disse Christina Hedges, astrónoma do Instituto de Investigação Ambiental Bay Area, na Califórnia, e do Centro de Investigação Ames da NASA.



“Não são recém-nascidos, mas também não estão estabelecidos. Aprender mais sobre planetas nesta fase da adolescência acabará por nos ajudar a compreender planetas mais antigos noutros sistemas”, acrescentou a investigadora.

O portal detalha que o planeta mais próximo da estrela, o TOI 2076b, é aproximadamente três vezes maior do que a Terra e exerce uma órbita completa em torno da sua estrela a cada dez dias.

Os corpos celestes mais externos, TOI 2076c e d, são um pouco mais que quatro vezes maiores em comparação com o nosso planeta, com órbitas superiores a 17 dias.

A estrela TOI 1807 tem apenas um planeta conhecido que a orbita. O TOI 1807b foi detetado pela primeira vez pela NASA, em 2020, e tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra. Segundo o Phys, faz uma volta completa em torno da estrela em apenas 13 horas.

A equipa está agora empenhada em medir as massas dos planetas, mas a interferência causada pela hiperatividade das estrelas jovens pode tornar a tarefa um desafio.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …