/

Ir às compras: é mais barato no local ou online?

1

Comparações feitas com dezenas de produtos, numa altura em que muita gente tenta (ainda) mais reduzir as despesas mensais.

A guerra começou, a inflação aumentou e cada vez mais pessoas tentam reduzir – ainda mais – as suas despesas mensais.

Além da água, electricidade ou combustível para o carro, o foco é: ir às compras. Ou as compras é que vêm até nós?

É mais barato ir ao mercado, à loja, ou pedir que as compras sejam entregues em casa?

Foi precisamente essa a questão explorada por David Watsky, no portal CNET, que fez as contas em duas plataformas – Amazon Fresh e FreshDirect – comparando com uma compra presencial na Stop & Shop, uma rede de supermercados nos EUA com preços considerados médios.

O passo seguinte foi, ainda antes de olhar para os preços, elaborar uma lista de 39 produtos que queria comprar, entre ovos, lacticínios, pão, carne, peixe…

Escolha

A preferência de David era, e continua a ser: online. “Pelo valor e por conveniência”, escreveu.

“É difícil negar a conveniência de obter as encomendas todas em minutos, e entregues num dia – às vezes em horas. E, pelos meus cálculos, não custará mais do que uma ida ao supermercado”, acrescentou.

Numa primeira análise, verificou-se logo que, apesar das taxas de entrega, de eventuais gorjetas ou de outros extras, fazer compras online e pedir para serem entregues em casa ficaria com um preço semelhante ou mais baixo do que percorrer quilómetros para ir ao mercado – sobretudo se for algo longe de casa.

Depois, a abundância de artigos online (só duas vezes não encontrou o produto que queria) e a rapidez em substituir o artigo que não se encontrou. É simples, é intuitivo.

Fazer compras a partir do computador ou do telemóvel evita o “tempo e aborrecimento necessários para fazer compras pessoalmente”.

Números

Valores finais: 201 dólares na Amazon Fresh, 198 na FreshDirect e 196 na Stop & Shop. Ou seja, mais barato presencialmente mas a diferença foi mínima.

Além disso, quer na Amazon Fresh, quer na FreshDirect, foram incluídas nos preços finais as gorjetas de 10 dólares. Com uma gorjeta de 5 dólares, por exemplo, as compras online seriam as mais baratas.

Além disso, pagar mensalidades ou anuidades em serviços online de entrega de compras, como no caso do Amazon Fresh, permite alguns extras, como a “oferta” do Prime Video, entre outras “vantagens secretas”.

Desvantagem

É fácil adivinhar qual é a maior desvantagem em comprar online: a pessoa não está no mercado para analisar com os olhos e com as mãos o que vai comprar.

É alguém que escolhe pelo consumidor, é um funcionário da casa que vai às compras, no fundo.

Embora, na experiência de David Watsky, todos os produtos tenham chegado impecáveis a sua casa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.