Tudo pela poupança: metade dos portugueses compra alimentos em fim de validade

3

Canela

Mais de um terço não sabe exactamente o significado de “consumir de preferência antes de”.

São tempos de (ainda) maior poupança. Nem que para isso se coloque em causa a saúde, ao ingerir alimentos.

Quase metade dos portugueses (47%) não se importa de comprar alimentos cuja data de validade esteja prestes a expirar: se o preço estiver mais baixo, compram.

Esta é uma das principais conclusões de um estudo da Too Good To Go, a aplicação que tenta salvar excedente alimentar. A análise foi feita pela Epinion para a Too Good To Go, neste mês, e questionou mil consumidores.

Os 47% até sobem para 71%, no universo das pessoas que utilizam a aplicação. Ou seja, em cada 10, sete compram alimentos cuja validade está a terminar.

Três em cada quatro consumidores indicam que é importante que a comida seja barata.

40% dos inquiridos compram embalagens mais pequenas, 41% estão a alterar o planeamento das suas compras e 37% têm um melhor conhecimento de como guardar corretamente os alimentos.

36% dos portugueses consideram difícil determinar se um produto é seguro para consumir ou não.

Mais de um terço (34%) ainda não sabe exactamente o significado de “consumir de preferência antes de”.

A empresa explica que há alimentos que, quando bem conservados, podem estar em perfeitas condições de consumo, mesmo que a sua data de validade já tenha expirado.

É nesses alimentos que é aplicado o selo anti-desperdício da Too Good To Go, em produtos com data de durabilidade mínima: bolachas, massas, leites ou iogurtes.

Depois da data indicada no produto, podem aparecer alterações de cor, textura, sabor, mas não são indicadores de risco para a saúde.

Se o aspecto, o cheiro e o sabor estiverem normais, o alimento pode ser consumido (mesmo depois do prazo de validade).

Tudo isto nos produtos que indicam “Consumir de preferência antes de” ou “Consumir de preferência antes do fim de”.

Mas se a indicação for “Consumir até”, os alimentos não devem ser consumidos depois de ultrapassada a data: carne e peixe, sobretudo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. O português é inteligente! Como existe uma faixa de tolerância para expirar a qualidade do alimento, mesmo vencido o alimento é consumível. Nenhum alimento marca o dia exato que se estragará. Depende de muitos fatores. No inverno, por ex a validade naturalmente se extende.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.