Composto encontrado nas fraldas de bebé aumenta células do cérebro

Uma equipa de investigadores descobriu, por mero acaso, que um composto utilizado nas fraldas de bebé pode ajudar a aumentar o tamanho das células do cérebro.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estavam à procura de novas formas de aumentar as células do cérebro, para conseguirem uma melhor resolução de imagem das mesmas, o que constitui um detalhe importante para as estudar com precisão. Foi então que, por acidente, descobriram o composto poliacrilato de sódio – que é utilizado nas fraldas de bebé para absorver a urina e as fezes.

Um dos investigadores envolvidos no estudo, Ed Boyden, citado pelo site World Tech Today com base na revista Science, constata que “é muito difícil e muito dispendioso tirar fotografias de alta resolução das células do cérebro.

Ora, esta nova técnica para o aumento das células, denominada pelos seus descobridores como “microscopia de expansão“, é bastante mais barata e muito fácil de aplicar. Basta mergulhar as amostras de tecido cerebral em alguma água com o composto das fraldas de bebé – assim, o tecido incha e aumenta.

A descoberta permite melhorar a imagiologia das células e dar, assim, uma ideia muito mais clara da sua estrutura e composição.

O World Tech Today nota que a técnica pode ser utilizada para analisar a estrutura do cérebro, ao contrário de outros métodos científicos modernos usados pelos cientistas.

A intenção dos investigadores envolvidos no estudo é, agora, recriar o funcionamento dos neurónios do cérebro humano.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.