Comportamento “surpreendente” dos Neandertais desvendado em raro abrigo rochoso em Espanha

Sofia Samper Carro

A descoberta de um raro abrigo rochoso Neandertal do período anterior à chegada do Homo Sapiens à Europa Ocidental forneceu novos e surpreendentes conhecimentos sobre a forma como estes humanos extintos viviam quando eram os únicos hominídeos na cidade.

Localizado nos Pirenéus espanhóis, o sítio contém uma grande quantidade de ossos de animais e ferramentas de pedra, revelando um nível extraordinário de flexibilidade e adaptabilidade para uma espécie outrora considerada monótona e sem inspiração.

Conhecido como Abric Pizarro, o acampamento é um dos poucos sítios neandertais datados do período do isótopo marinho fase 4 (MIS 4), que durou cerca de 100.000 a 65.000 anos.

Segundo o IFL Science, a nossa espécie só chegou à Península Ibérica no período MIS 3, tendo os Neandertais sido extintos muito pouco tempo depois da nossa chegada.

“Esta é uma das coisas mais interessantes deste sítio, ter esta informação única sobre quando os Neandertais estavam sozinhos e viviam em condições difíceis e como prosperavam antes do aparecimento dos humanos modernos”, explicou Sofia Samper Carro, autora do estudo.

De acordo com os investigadores, a região dos Pirenéus tinha sido anteriormente “considerada inadequada para uma presença estável e contínua dos Neandertais durante o MIS 4 devido a mudanças climáticas à escala milenar, que se teriam traduzido em condições de extrema aridez com quedas acentuadas de temperaturas”.

No entanto, as descobertas em Abric Pizarro pintam um quadro muito diferente, indicando que o engenho dos Neandertais lhes permitiu florescer antes do aparecimento dos humanos modernos.

Por exemplo, como a maioria do sítios neandertais do MIS 3 contém predominantemente ossos de carnívoros maiores, como cavalos e rinocerontes, partiu-se do princípio de que a espécie não tinha capacidade para caçar criaturas mais pequenas.

No entanto, grande parte do conjunto faunístico encontrado em Abric Pizarro pertence a pequenos mamíferos, o que sugere que eram capazes de adaptar as suas estratégias de caça de acordo com os tipos de presas disponíveis na região na altura.

“As nossas descobertas surpreendentes em Abric Pizarro mostram como os Neandertais eram adaptáveis“, disse Samper Carro. “Os ossos de animais que recuperámos indicam que exploravam com sucesso a fauna circundante, a caçar veados vermelhos, cavalos e bisontes, mas também a comer tartarugas de água doce e coelhos, o que implica um grau de planeamento raramente considerado para os Neandertais”.

Com base na variedade de vestígios encontrados no sítio, os autores concluem que os “grupos neandertais locais eram caçadores hábeis, com um vasto conhecimento da paisagem circundante, que exploravam eficazmente”.

Ao mesmo tempo, os utensílios de pedra recuperados de Abric Pizaaro apresentam uma variedade de técnicas de talhe, fornecendo ainda mais provas da capacidade especializada dos hominídeos para utilizar os recursos do seu ambiente.

“Eles sabiam claramente o que estavam a fazer e conheciam a zona e sabiam como sobreviver durante muito tempo”, diz Samper Carro.

E, embora estas descobertas não nos digam como ou porque é que os Neandertais se extinguiram tão pouco tempo depois do aparecimento dos humanos modernos, pelo menos preenchem algumas das lacunas da narrativa ao revelarem a saúde das comunidades Neandertais no período anterior ao nosso.

“Os neandertais desapareceram há cerca de 40 000 anos“, diz Samper Carro. “De repente, nós, os humanos modernos, aparecemos nesta região dos Pirenéus e os Neandertais desaparecem. Mas, antes disso, os neandertais viviam na Europa há quase 300 000 anos”.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //