Estas são as competências mais procuradas pelas empresas em Portugal

Estas são as competências mais procuradas pelas empresas portuguesas, que são das que têm mais dificuldades em contratar.

Um estudo elaborado pela empresa de recursos humanos ManpowerGroup revela que são as funções na área das Tecnologias de Informação (TI) e dados as mais procuradas pelas empresas portuguesas (30%). As outras quatro mais requisitadas são operações e logística (23%), recursos humanos (21%), engenharia (20%) e indústria e produção (19%).

O Talent Shortage Survey 2023, citado pelo Dinheiro Vivo, desvenda ainda que as soft skills mais procuradas são capacidade de iniciativa (31%) e resiliência e adaptabilidade (30%), seguidas por fiabilidade e autodisciplina (29%), colaboração e trabalho em equipa (26%) e capacidade de resolução de problemas (26%).

O estudo conclui que Portugal é o quarto país do mundo com mais dificuldades em contratar, com 84% dos empregadores a não conseguirem preencher as vagas. Portugal fica apenas atrás de Taiwan, Alemanha e Hong Kong.

Em Portugal, com 89% das vagas no mercado por preencher, os setores de energia e utilities e da indústria pesada e materiais são as que sentem mais dificuldades. Seguem-se os setores da TI (87%), dos transportes, logística e automação (86%) e de bens e serviços de consumo (86%).

Recentemente, um relatório da McKinsey, baseado num inquérito a mais de 13.000 trabalhadores em seis países, mostrou que cerca de metade dos 2.800 inquiridos que deixaram os seus empregos a tempo inteiro nos últimos dois anos tinham procurado oportunidades em diferentes áreas.

Os especialistas oferecem alguns conselhos para quem está a pensar mudar de carreira: não aceite uma promoção se estiver infeliz; tenha cuidado com as expectativas; identifique as razões para a saída; e seja paciente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.