Companhias aéreas acusadas de somar minutos às viagens para evitar indemnizações

Sean Glossop / wikimedia

Um avião Boeing 737 da Ryanair e um Airbus A320 da Easyjet no aeroport de Bristol

Uma organização de defesa dos consumidores britânica acusa as companhias aéreas de acrescentarem minutos às viagens para evitarem pagar indemnizações.

A Which?, uma associação de defesa dos consumidores britânica, analisou os voos médios para 125 rotas operadas por grandes companhias aéreas em 2009 e comparou com os valores do ano passado. Em 76 rotas, 61% das analisadas, os voos levavam agora mais tempo, pelo menos no papel, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com as tabelas das empresas, 87% dos voos da British Airways eram mais lentos e o mesmo cenário verificava-se em 82% dos voos da Ryanair, 75% da Virgin Atlantic e 62% da easyJet.

Rory Boland, editor da Wich? para a área de viagens, afirma que “as companhias são rápidas a dizer que adicionar 10, 20 ou 30 minutos aos voos vai melhorar as chegadas à hora marcada, ainda que a descida na pontualidade sugira que tal não aconteceu.

“Voos marcados com mais minutos significa que os passageiros vão estar mais tempo sentados junto à porta de embarque ou no avião, apenas para que a companhia possa dizer que é pontual“, aponta.

Além disso, o responsável explica que aumentar minutos ao tempo de voo ajuda a que sejam pagas menos indemnizações por atrasos. Segundo a lei europeia, os clientes têm direito a compensações caso o voo chegue com mais de três horas de atraso, mas, segundo Boland, o que as companhias aéreas estão a fazer é atirar areia para os olhos dos clientes.

O professor de gestão de transportes aéreos na Universidade de Cranfield, Keith Mason, explica, porém, que é habitual as companhias aéreas darem algum “espaço de manobra” quando marcam os voos, isto porque qualquer atraso pode criar uma reação em cadeia, com os atrasos a alastrarem-se aos restantes voos do dia.

À associação, um representante da British Airways diz que há também razões legítimas para as demoras, como um espaço aéreo mais congestionado ou aeroportos mais cheios. Além disso, as companhias aéreas defendem-se ainda com o facto de estarem a voar a velocidades um pouco mais baixas, para tornar o consumo de combustível mais eficiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …

Famalicão 1-1 Benfica | Águia sem fama nem vitória

O duelo da 31ª jornada da Liga NOS, que colocou frente-a-frente, nesta quinta-feira, Famalicão e Benfica, terminou com um empate a um golo. Os visitantes inauguraram o marcador na etapa inicial por intermédio de Pizzi e, …

"Altamente destrutivas." Novas algas vermelhas ameaçam os recifes de coral do Havai

Uma espécie de alga de crescimento rápido, recentemente identificada, representa uma grande ameaça para o recifes de coral e para o ecossistema oceânico. Uma nova espécie de alga vermelha está a proliferar-se rapidamente através de atóis …

O comportamento dos donos influencia a forma como os cães comunicam

Uma nova investigação acaba de revelar, pela primeira vez, que a coexistência milenar entre cães e seres humanos pode ter ajudado estes animais a desenvolver mecanismos especiais para comunicarem e interagirem com os seus donos. A …