Companhias aéreas acusadas de somar minutos às viagens para evitar indemnizações

Sean Glossop / wikimedia

Um avião Boeing 737 da Ryanair e um Airbus A320 da Easyjet no aeroport de Bristol

Uma organização de defesa dos consumidores britânica acusa as companhias aéreas de acrescentarem minutos às viagens para evitarem pagar indemnizações.

A Which?, uma associação de defesa dos consumidores britânica, analisou os voos médios para 125 rotas operadas por grandes companhias aéreas em 2009 e comparou com os valores do ano passado. Em 76 rotas, 61% das analisadas, os voos levavam agora mais tempo, pelo menos no papel, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com as tabelas das empresas, 87% dos voos da British Airways eram mais lentos e o mesmo cenário verificava-se em 82% dos voos da Ryanair, 75% da Virgin Atlantic e 62% da easyJet.

Rory Boland, editor da Wich? para a área de viagens, afirma que “as companhias são rápidas a dizer que adicionar 10, 20 ou 30 minutos aos voos vai melhorar as chegadas à hora marcada, ainda que a descida na pontualidade sugira que tal não aconteceu.

“Voos marcados com mais minutos significa que os passageiros vão estar mais tempo sentados junto à porta de embarque ou no avião, apenas para que a companhia possa dizer que é pontual“, aponta.

Além disso, o responsável explica que aumentar minutos ao tempo de voo ajuda a que sejam pagas menos indemnizações por atrasos. Segundo a lei europeia, os clientes têm direito a compensações caso o voo chegue com mais de três horas de atraso, mas, segundo Boland, o que as companhias aéreas estão a fazer é atirar areia para os olhos dos clientes.

O professor de gestão de transportes aéreos na Universidade de Cranfield, Keith Mason, explica, porém, que é habitual as companhias aéreas darem algum “espaço de manobra” quando marcam os voos, isto porque qualquer atraso pode criar uma reação em cadeia, com os atrasos a alastrarem-se aos restantes voos do dia.

À associação, um representante da British Airways diz que há também razões legítimas para as demoras, como um espaço aéreo mais congestionado ou aeroportos mais cheios. Além disso, as companhias aéreas defendem-se ainda com o facto de estarem a voar a velocidades um pouco mais baixas, para tornar o consumo de combustível mais eficiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …