Simulação mostra como seria a Terra se os oceanos fossem drenados

Num remake de um vídeo da NASA de 2008, o cientista James O’Donoghue mostra como seria a Terra se toda a água do planeta fosse drenada, revelando os três quintos escondidos da superfície.

De acordo com o site Business Insider, James O’Donoghue, que antes estava na NASA, trabalha atualmente na Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). O cientista fez um remake da animação realizada pelo físico Horace Mitchell, em 2008, e fez algumas adições.

À medida que os oceanos perdem água lentamente, os primeiros pedaços de terra oculta que emergem são as plataformas continentais — as margens submarinas de cada continente.

“Eu abrandei o início, já que, surpreendentemente, há muita paisagem submarina revelada instantaneamente nas primeiras dezenas de metros”, disse O’Donoghue ao mesmo site noticioso.

As plataformas continentais incluem algumas das pontes terrestres que os primeiros humanos atravessaram ao migrar de continente para continente. Recorde-se que, há dezenas de milhares de anos, os nossos ancestrais podiam caminhar da Europa continental ao Reino Unido, da Sibéria ao Alasca e da Austrália às ilhas que a rodeavam.

“Quando ocorreu a última Idade do Gelo, muita água dos oceanos estava ‘trancada’ como gelo nos polos do planeta. É por isso que essas pontes costumavam existir. Cada uma dessas ligações permitiu aos humanos migrarem, mas, quando a Idade do Gelo terminou, foi como se a água as tivesse selado”, acrescenta.

A animação também mostra a maior cadeia montanhosa da Terra, que surge quando o nível do mar cai dois mil a três mil metros, que se estende por mais de 60 mil quilómetros.

Com os oceanos drenados aos seis mil metros, a maior parte da água desaparece. Mas são necessários quase outros cinco mil para esvaziar a Fossa das Marianas, destaca ainda o Business Insider.

“Gosto de como esta animação revela que o fundo do oceano é tão variável e interessante na sua geologia como são os continentes”, conclui o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está simulação é bastante interessante, na medida em que devemos estar a par das possíveis mudanças adversas que os oceanos sofrem, como esultado de cataclismos e ou de mudanças climáticas.
    Gostei da abordagem!

    Um abraço.

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …