Simulação mostra como seria a Terra se os oceanos fossem drenados

Num remake de um vídeo da NASA de 2008, o cientista James O’Donoghue mostra como seria a Terra se toda a água do planeta fosse drenada, revelando os três quintos escondidos da superfície.

De acordo com o site Business Insider, James O’Donoghue, que antes estava na NASA, trabalha atualmente na Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). O cientista fez um remake da animação realizada pelo físico Horace Mitchell, em 2008, e fez algumas adições.

À medida que os oceanos perdem água lentamente, os primeiros pedaços de terra oculta que emergem são as plataformas continentais — as margens submarinas de cada continente.

“Eu abrandei o início, já que, surpreendentemente, há muita paisagem submarina revelada instantaneamente nas primeiras dezenas de metros”, disse O’Donoghue ao mesmo site noticioso.

As plataformas continentais incluem algumas das pontes terrestres que os primeiros humanos atravessaram ao migrar de continente para continente. Recorde-se que, há dezenas de milhares de anos, os nossos ancestrais podiam caminhar da Europa continental ao Reino Unido, da Sibéria ao Alasca e da Austrália às ilhas que a rodeavam.

“Quando ocorreu a última Idade do Gelo, muita água dos oceanos estava ‘trancada’ como gelo nos polos do planeta. É por isso que essas pontes costumavam existir. Cada uma dessas ligações permitiu aos humanos migrarem, mas, quando a Idade do Gelo terminou, foi como se a água as tivesse selado”, acrescenta.

A animação também mostra a maior cadeia montanhosa da Terra, que surge quando o nível do mar cai dois mil a três mil metros, que se estende por mais de 60 mil quilómetros.

Com os oceanos drenados aos seis mil metros, a maior parte da água desaparece. Mas são necessários quase outros cinco mil para esvaziar a Fossa das Marianas, destaca ainda o Business Insider.

“Gosto de como esta animação revela que o fundo do oceano é tão variável e interessante na sua geologia como são os continentes”, conclui o cientista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está simulação é bastante interessante, na medida em que devemos estar a par das possíveis mudanças adversas que os oceanos sofrem, como esultado de cataclismos e ou de mudanças climáticas.
    Gostei da abordagem!

    Um abraço.

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …