Os modelos estavam errados. Cientistas acabam de descobrir como os icebergues (realmente) derretem

Afinal, os modelos sobre o derretimento dos icebergues estavam errados. Agora, uma equipa de investigadores revelou a forma como estes glaciares derretem.

Os modelos atuais, que são incorporados à metodologia usada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, pressupõem que os icebergues derretem uniformemente nas correntes oceânicas.

No entanto, Eric Hester e os seus colegas da Universidade de Sydney, na Austrália, mostraram que isso não é verdade e que os icebergues derretem em velocidades diferentes, dependendo da sua forma.

“Cerca de 70% da água doce do mundo está nas camadas de gelo polares e sabemos que as mudanças climáticas estão a causar o encolhimento dessas camadas de gelo”, disse Hester, estudante de doutoramento na Escola de Matemática e Estatística, em comunicado.

“Parte dessa perda de gelo é direta dos mantos de gelo, mas cerca de metade da perda geral de gelo da Gronelândia e da Antártida ocorre quando os icebergues derretem no oceano, portanto, é importante entender esse processo”, acrescentou.

Segundo os modelos da equipa de Hester, “os icebergues estão a derreter a taxas mais rápidas do que os modelos atuais presumem”.

Esta investigação também ajuda a entender melhor o impacto do derretimento do gelo nas correntes oceânicas. “A circulação do oceano é a razão de a Grã-Bretanha não ser tão fria como Alberta, no Canadá, apesar de estar em latitudes semelhantes”, disse Hester.

A Corrente do Golfo, que tira água mais quente dos trópicos através do Atlântico, mantém a Europa Ocidental mais amena do que seria de outra forma. “Essa corrente pode desligar, se muita água doce for despejada no sistema de uma vez, por isso é fundamental que entendamos o processo de derretimento dos icebergues e do gelo.”

O local e o momento em que a água doce é libertada, e a forma como isso afeta o oceano, são influenciados, em parte, pela velocidade com que os icebergues derretem.

Hester disse que os seus modelos – confirmados em experiências – e as observações dos oceanógrafos mostram que as laterais dos icebergues derretem cerca de duas vezes mais rápido do que a sua base.

Para icebergues que se movem no oceano, o derretimento na frente pode ser três ou quatro vezes mais rápido do que os modelos antigos previam.

“Os modelos antigos presumiam que os icebergues estacionários não derretiam, enquanto as nossas experiências mostram derretimento de cerca de um milímetro a cada minuto”, disse Hester. “Em icebergues que se movem nos oceanos, o derretimento na base pode ser até 30% mais rápido do que em modelos antigos.”

Dado que as laterais derretem mais rápido, icebergues largos derretem mais lentamente. Porém, icebergues mais pequeno e estreitos derretem mais rápido.

“O nosso trabalho propõe um modelo muito simples que leva em consideração a forma de  um icebergue como um protótipo para um modelo aprimorado de derretimento de icebergues”, disse Geoffrey Vasil, coautor do artigo.

Segundo Vasil, estes métodos podem ser aplicados a muitos outros sistemas, incluindo o derretimento de glaciares ou o derretimento de gelo marinho congelado e salino.

“Mas não termina aí. Os métodos também podem ser usados ​​por astrobiólogos para entender melhor as luas de gelo como o Encélado de Saturno, um candidato a encontrar vida noutras partes do Sistema Solar”, concluiu.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Physical Review Fluids.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ilustração do planeta Terra

"Tombo planetário." Estudo sugere que a Terra se inclinou em relação ao eixo de rotação há 84 milhões de anos

O tema tem sido controverso, mas uma equipa de cientistas garante agora ter mais provas de que a Terra se inclina de vez em quando. Segundo os cientistas, foi o que aconteceu há 84 milhões …

Aglomerado globular NGC 2005

A Grande Nuvem de Magalhães devorou totalmente outra galáxia

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Bolonha, em Itália, encontrou provas convincentes de que a Grande Nuvem de Magalhães se fundiu com uma galáxia. Alessio Mucciarelli, investigador da Universidade de Bolonha, encontrou provas de que …

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …