/

Como é que as ilusões de ótica nos enganam? As moscas têm a resposta

Uma equipa de neurocientistas tentou explicar o fenómeno das ilusões de ótica e encontrou algumas respostas nos olhos das moscas.

Uma equipa de neurocientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicou recentemente um artigo científico na Proceedings of the National Academy of Sciences no qual explicam que as moscas são enganadas por ilusões de ótica tão facilmente quanto os seres humanos.

“Foi emocionante perceber que as moscas percebem movimento em imagens estáticas da mesma forma que nós”, disse Damon Clark, professor da universidade norte-americana, citado pelo EurekAlert. Os minúsculos cérebros destes insetos facilitam o rastreamento da atividade dos neurónios no sistema visual.

Depois de apresentarem ilusões de ótica a moscas, os cientistas mediram o comportamento dos animais para ver se os insetos percebiam o movimento da ilusão da mesma forma que os humanos.

Os resultados mostraram que as moscas giram instintivamente os corpos em direção a qualquer movimento percebido e, quando diante da ilusão de ótica, estes animais giram na mesma direção do movimento que os humanos percebem no padrão.

A equipa analisou ainda tipos específicos de neurónios responsáveis pela deteção de movimento em moscas e encontraram um padrão de respostas criado pelo padrão estático. Ao ligar e desligar estes neurónios, os cientistas foram capazes de mudar a perceção das moscas sobre o movimento ilusório. Ao desligar os dois tipos de neurónios, eliminaram completamente a ilusão.

Por outro lado, ao desligar apenas um dos dois tipos de neurónios, as moscas percebiam um movimento ilusório na direção oposta. Com base nestes dados, a equipa concluiu que a ilusão de ótica é o resultado de pequenos desequilíbrios na maneira como os diferentes tipos de detetores de movimento contribuem para a forma como as moscas respondem, ou não, às ilusões.

Para extrapolar o resultado para os seres humanos, a equipa de Yale pediu a 11 voluntários que observassem uma ilusão de ótica e contassem a sua experiência. Os resultados sugerem que os sistemas visuais humanos são mais complicados do que os das moscas, mas os resultados indicam que, por trás desta ilusão, está um mecanismo muito semelhante.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.