Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Michael Wallace / Flickr

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo.

Mas agora, conta o canal televisivo CNN, biólogos da Universidade de Lund, na Suécia, testaram uma teoria com 50 anos que defende que estes insetos “batem” as asas juntas, empurrando o ar preso para criar um jato e levar assim o animal na direção contrária.

A equipa estudou algumas borboletas durante o voo e, na sua análise aerodinâmica, descobriu que as asas têm a forma de uma concha durante o movimento ascendente e batem uma na outra, empurrando o inseto para a frente. Enquanto isso, o movimento descendente ajuda no suporte do peso.

Os investigadores também notaram que as asas tinham um comportamento incomum: em vez de chocarem, como duas superfícies planas, dobravam-se para criar uma “forma de bolso”, o que captura mais ar e melhora a propulsão.

Segundo a cadeia televisiva norte-americana, os biólogos descobriram que as asas flexíveis aumentaram a eficiência do “aplauso” em 28%, em comparação com as asas rígidas.

Os especialistas acreditam que estes insetos podem ter evoluído para favorecer este formato de asa incomum, com o intuito de evitar predadores.

“Esta flexibilidade pode ser uma das razões pelas quais têm este formato de asa incomum. As borboletas levantam voo muito rapidamente – fazem isto como uma medida de segurança, para minimizar o risco de serem apanhadas”, explicou Per Henningsson, professor associado de Biologia na universidade sueca e um dos autores do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista científica Journal of the Royal Society Interface.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Seria interessante poder ver un video ao “ralenti” do vôo das borboletas. Certamente os cientistas dever ter registado com câmaras de alta velocidade.

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …