Como conseguir um aumento de salário em 47 segundos

Be a man / Kommunal

A campanha "Be a man" desafia as mulheres a serem homens por um dia em nome de salários iguais

A campanha “Be a man” desafia as mulheres a serem homens por um dia em nome de salários iguais

Quem consegue um aumento mais facilmente, um homem ou uma mulher? A desigualdade salarial entre os dois sexos é um tema que tem dado que falar. Mas um sindicato da Suécia propõe uma solução radical para as mulheres: tornarem-se homens por um dia.

Annelie Nordström, a presidente do maior sindicato da Suécia, o Kommunal, é a protagonista de um vídeo – Como conseguir um aumento em 47 segundos – no qual se transforma num homem, da roupa ao cabelo.

Porquê? Porque “ser um homem” é a forma mais fácil de conseguir um salário melhor.

O resultado é surpreendente:

O Kommunal convida também as mulheres de todo o mundo a fazer uma “mudança temporária de sexo” no Dia da Mulher, 8 de março.

Não é preciso fazer de conta que é carnaval: basta ir ao site www.BEaMAN.se, criar a sua versão masculina (com profissões “masculinas”, claro) e partilhá-la nas redes sociais.

A ação tem berço no quarto país com mais igualdade de salários, onde as mulheres ganham como se trabalhassem uma hora a menos do que os homens.

No entanto, mesmo na Suécia, a diferença entre rendimentos tem-se mantido estável nos últimos 30 anos, o que significa que ainda faltarão cerca de 100 anos para que homens e mulheres atinjam salários iguais.

Esta não foi a primeira campanha a favor de igualdade de salários com um toque de humor.

Em 2011, na Bélgica, a campanha Equal Payday vestiu um grupo de “senhoras experientes” ao estilo do “Satisfaction”, do DJ italiano Benny Benassi,  para mostrar que a diferença entre salários faz com que as mulheres tenham que trabalhar mais tempo para terem reformas iguais às dos maridos.

Conclusão: Seja um homem!

ZAP / Kommunal

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para trabalho igual salário igual é um lema justo que deve aplicar-se não só às questões de género, mas em todo o mundo do trabalho. É uma forma de combater o precariado ou as assimetrias salariais excessivas que existem dentro das carreiras profissionais. Por trabalho igual, é justo exigir-se salário SEMPRE igual.

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …