Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

(dr) Julio C. Hechavarria / Goethe University Frankfurt

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes.

Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de orientação e para essa característica em muito contribui a sua audição empática. Estes animais emitem ruídos de ultrassom e recebem em troca uma imagem do ambiente com base no eco.

Da mesma forma, os morcegos usam as suas vozes numa faixa de frequência um pouco mais profunda para se comunicarem com outros membros da sua espécie. Os animais empregam um alcance vocal para esse fim, que de outra forma é encontrado apenas entre pássaros e humanos. E, tal como nós, produzem som através da laringe.

A capacidade de vocalizar é omnipresente nos vertebrados, mas as redes neurais subjacentes ao controlo vocal ainda são pouco conhecidas.

Juntamente com a sua equipa, Julio C. Hechavarria, do Instituto de Biologia Celular e Neurociência da Universidade de Frankfurt, analisou a atividade cerebral anterior à vocalização nos morcegos da espécie Carollia perspicillata.

A equipa descobriu que um agrupamento de células nervosas cria um circuito do lobo frontal para o corpo estriado, um dos núcleos de base do diencéfalo no cérebro.

Quando esse circuito dispara sinais rítmicos, o morcego emite uma vocalização cerca de meio segundo depois. De acordo com a pesquisa, o tipo de ritmo parecia determinar se os animais iriam proferir eco-localização ou vocalizações de comunicação.

No entanto, como é um verdadeiro desafio prever o que virá meio segundo depois, os cientistas decidiram treinar um computador para testar as suas hipóteses. Os resultados sugerem que, entre a ecolocalização e as vocalizações da comunicação, o computador acertou cerca de 80% das vezes, descreve o Tech Explorist.

As previsões foram particularmente precisas ao considerar os sinais do lobo frontal, uma área que em humanos tem sido associada ao planeamento de ações.

Os ritmos observados no cérebro dos morcegos são muito semelhantes aos ritmos neurais frequentemente registados no couro cabeludo humano, e estes podem estar ligados à produção sonora em mamíferos no geral.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …