Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Rungroj Yongrit / EPA

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19.

Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra o coronavírus. Só um elemento recusou a vacinação.

A informação foi dada nesta sexta-feira por José Manuel Constantino, em entrevista à Rádio Renascença: “Com exceção de um elemento que recusou ser vacinado, toda a nossa missão está vacinada”.

“Como sabemos, a vacinação limita as possibilidades de contração do vírus e da sua transmissibilidade mas não anula na sua totalidade e por isso corremos sempre o risco de termos alguma fatalidade”, reforçou.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal não disse quem recusou ser vacinado: “As pessoas podem recusar, por razões diversas. É uma questão de natureza reservada e um direito que assiste às pessoas. O Comité Olímpico Internacional não obriga a que as pessoas estejam vacinadas. Temos de respeitar isso e também o sigilo que é necessário na proteção a quem tomou essa decisão”.

De resto, a preparação da comitiva portuguesa para Tóquio está a decorrer com a “normalidade possível”, mas com “enormes constrangimentos do ponto de vista da mobilidade e das regras de segurança”.

A missão olímpica portuguesa, acrescentou José Manuel Constantino, ainda espera “últimas orientações” sobre a organização dos Jogos Olímpicos, sobretudo a nível logístico.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concerteza! Tem todo o direito, mas… Quando a comitiva regressar a Portugal, devem ser todos testados e ficar em quarentena. De qualquer forma… atletas são vacinados á frente das outras faxas etárias? Porquê? São profissionais de saúde? São autoridade? Mas o que é isso? Só porque são atletas olimpicos e vão participar nuns jogos olimpicos que não se deviam realizar… passam á frente dos outros? E depois falam dos casos de vacinação indevida…

RESPONDER

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …