/

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelitas, a mulher tem encefalite – ou inflamação do cérebro – e só respira com a ajuda de máquinas.

De acordo com um artigo da Life Science, divulgado na quarta-feira, o vírus – mais conhecido pela erupção cutânea -, pode causar sérias complicações de saúde. Tais complicações são mais comuns em crianças com menos de cinco anos e adultos com mais de 20 anos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Como informa o CDC, a complicação grave mais comum do sarampo é a pneumonia: até uma em cada 20 crianças com sarampo contrai pneumonia, sendo esta a causa mais comum de morte pela doença. A encefalite é muito mais rara, afetando uma em cada mil crianças com sarampo.

Embora tenha sido vacinada contra o sarampo, a comissária de bordo recebeu apenas uma dose da vacina, informou a CNN.

As autoridades de saúde só começaram a recomendar que as crianças recebessem duas doses da vacina em 1989, quando foi descoberto que uma dose era mais de 90% eficaz na prevenção do sarampo, mas duas aumentavam a eficácia para 97%.

Amesh Adalja, um académico do Centro Johns Hopkins para a Segurança da Saúde de Baltimore, nos Estados Unidos, disse à Live Science que os adultos que receberam apenas uma dose da vacina contra o sarampo quando crianças deveriam considerar tomar uma segunda dose.

As autoridades de saúde indicaram que ainda não está claro onde a comissária de bordo, que trabalha para a companhia aérea israelita El Al, contraiu a doença. Pode ter sido em Nova Iorque ou Israel – há surtos em andamento em ambos os locais – ou a bordo de um voo. As autoridades não acreditam que a mesma tenha espalhado o vírus.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.