Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelitas, a mulher tem encefalite – ou inflamação do cérebro – e só respira com a ajuda de máquinas.

De acordo com um artigo da Life Science, divulgado na quarta-feira, o vírus – mais conhecido pela erupção cutânea -, pode causar sérias complicações de saúde. Tais complicações são mais comuns em crianças com menos de cinco anos e adultos com mais de 20 anos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Como informa o CDC, a complicação grave mais comum do sarampo é a pneumonia: até uma em cada 20 crianças com sarampo contrai pneumonia, sendo esta a causa mais comum de morte pela doença. A encefalite é muito mais rara, afetando uma em cada mil crianças com sarampo.

Embora tenha sido vacinada contra o sarampo, a comissária de bordo recebeu apenas uma dose da vacina, informou a CNN.

As autoridades de saúde só começaram a recomendar que as crianças recebessem duas doses da vacina em 1989, quando foi descoberto que uma dose era mais de 90% eficaz na prevenção do sarampo, mas duas aumentavam a eficácia para 97%.

Amesh Adalja, um académico do Centro Johns Hopkins para a Segurança da Saúde de Baltimore, nos Estados Unidos, disse à Live Science que os adultos que receberam apenas uma dose da vacina contra o sarampo quando crianças deveriam considerar tomar uma segunda dose.

As autoridades de saúde indicaram que ainda não está claro onde a comissária de bordo, que trabalha para a companhia aérea israelita El Al, contraiu a doença. Pode ter sido em Nova Iorque ou Israel – há surtos em andamento em ambos os locais – ou a bordo de um voo. As autoridades não acreditam que a mesma tenha espalhado o vírus.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …