Comer comida de plástico aumenta o risco de depressão

Os maus hábitos alimentares e a manifestação da depressão estão relacionados, segundo uma análise intensa de dezenas de estudos sobre a ligação entre a dieta e a doença.

Um estudo recente, publicado na revista Molecular Psychiatry, é o resultado de uma análise de 41 trabalhos de investigação sobre a relação da alimentação com a depressão.

Desta forma, os cientistas envolvidos neste estudo concluíram que quem adota uma dieta mediterrânea tem um risco de ter uma depressão muito inferior – devido à abundância de peixe, vegetais e fruta -, da mesma forma que quem ingere regularmente junk food vê esse risco aumentar significativamente.

“Uma dieta pró-inflamatória pode induzir inflamação sistémica e isto pode aumentar diretamente o risco de depressão”, explica a principal autora, Camille Lassale, citada pela Visão.

Com isto, a investigadora quer dizer que o facto de os alimentos serem processados, assim como terem grandes quantidades de gordura ou açúcar, leva a processos inflamatórios nos intestinos e em todo o organismo, à semelhança do que acontece com o tabaco, a poluição, a falta de exercício ou a obesidade.

Quando se torna crónica, esta inflamação sistémica “pode afetar a saúde mental ao transportar até ao cérebro moléculas pró-inflamatórias e também pode afetar os neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor”, detalha a investigadora do departamento de epidemiologia e saúde pública da University College London.

Ainda assim, os cientistas ressalvam que a conclusão não pode ser explicara por um maior consumo de comida de plástico por parte das pessoas deprimidas. Em vez disso, sublinham uma provável ligação causal – e não apenas uma associação – entre a alimentação e o problema de saúde mental.

Esta conclusão não espante o especialista Cosmo Hallstrom, que defende que a química do intestino é muito semelhante à química do cérebro. “Portanto, não é surpreendente que o que influencia o intestino possa influenciar também o cérebro.”

Acredita-se que um em cada seis adultos no Reino Unido sofra de depressão, refere o jornal The Guardian. Tasnime Akbaraly, investigador e co-autor da pesquisa, adianta que “estudos recentes mostraram também efeitos benéficos da melhora na dieta no que diz respeito à depressão”, havendo agora fortes argumentos a favor da dieta como a corrente principal na medicina psiquiátrica.

“As nossas nossas descobertas apoiam o aconselhamento dietético de rotina como parte integrante de uma consulta, especialmente com profissionais de saúde mental”, sustenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …