Comerciantes podem pagar o triplo em comissões com pagamentos multibanco

.shock / photoxpress

-

Os clientes não saíram afetados com a mudança nos pagamentos com cartão nos terminais Multibanco, mas escolher a marca que irá processar o pagamento pode custar o triplo ao comerciante.

Em julho, entrou em vigor uma alteração aos pagamentos multibanco em Portugal que possibilita escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal, não tendo implicações para o cliente.

“Caso o cartão seja de débito, a operação será sempre efetuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca Multibanco ou de outra marca internacional (Visa, MasterCard ou American Express, por exemplo)”, explicou a SIBS, entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal, na altura.

“A opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca Multibanco ou outra marca internacional. A seleção referida não tem implicações para o cliente“, esclarecia a entidade

No entanto, a escolha da marca – Multibanco, Visa, Mastercard ou American Express – nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) pode ter custos diferentes para os comerciantes, que podem ter que pagar o triplo em comissões bancárias.

O portal de comparação de produtos financeiros ComparaJá pôs lado a lado as Taxas de Serviço do Comerciante (TSC) propostas aos comerciantes por vários bancos e pela Unicre, a empresa que gere os contratos da Visa e da Mastercard em Portugal.

Ao Dinheiro Vivo, a marca explica que a TSC cobrada pelos pagamentos na rede Multibanco é sempre mais baixa, exceto no novo tarifário da Caixa Geral de Depósitos, publicado há dias, que igualou a taxa (0,75%) em todas as marcas.

Nos pagamentos a débito na rede Visa ou na Mastercard, a TSC pode chegar a 2,35% do valor da transação, enquanto que nos pagamentos a crédito, as taxas nestas marcas podem chegar a 2,95%.

“Há uma enorme diferença entre TSC conforme a marca que o cliente irá selecionar no momento do pagamento, muitas vezes sem valorizar esse gesto, e o comerciante é que vai arcar com esse custo”, afirma Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá, ao Dinheiro Vivo.

Por exemplo, numa compra de 40 euros (o valor médio das compras pagas através de TPA em Portugal) a débito, se o cliente optar pela marca Multibanco, o comerciante pode pagar de 30 a 60 cêntimos em comissões. No entanto, se o pagamento foi processado pela Visa ou Mastercard – mesmo a débito -, a comissão pode subir para 94 cêntimos.

Em 10 mil euros de operações com cartões de débito, as comissões que podem custar ao comerciante 75 euros através da marca Multibanco podem chegar aos 235 euros, caso se apliquem pagamentos com Visa ou Mastercard – ou seja, mais do triplo.

“Alguns comerciantes já se aperceberam deste impacto e já começam a selecionar a opção Multibanco antes de entregar o TPA ao cliente para introdução do PIN, mas muitos estarão ainda por alertar”, sublinha Sérgio Pereira ao Dinheiro Vivo.

“Infelizmente, continuamos sem qualquer informação precisa sobre os verdadeiros custos que incorrem as nossas empresas, uma matéria em que o Banco de Portugal tem de intervir rapidamente, de forma a minimizar os efeitos gravosos que estas novas alterações já estão a provocar nas nossas empresas”, alerta Pedro Carvalho, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que por defeito os TPA’s seleccionam automaticamente a rede Visa em vez do Multibanco (antes de se dar o OK), os seja está organizado alfabeticamente mas de ordem invertida !! Coincidência ?!

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …