Comerciantes detidos na Venezuela por não cumprirem “preços justos”

Lex Arias / Flickr

Mercado em Caracas, na Venezuela

Mercado em Caracas, na Venezuela

Quatro comerciantes foram detidos nos últimos dois dias pelas autoridades venezuelanas por, alegadamente, não cumprirem os preços máximos de venda ao público fixados pelo Executivo, num caso que envolve um talho propriedade de portugueses.

Segundo Luís Mota Domínguez, intendente da Proteção dos Direitos Socioeconómicos da Venezuela, as detenções ocorreram no âmbito da nova “ofensiva económica” lançada pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Em declarações aos jornalistas, o mesmo responsável explicou que três das detenções foram executadas no talho “Mundo de la Carne”, em Cátia, a oeste de Caracas e a outra num matadouro de Santa Lucía, no estado Venezuelano de Miranda, a sul da capital venezuelana.

Por outro lado, precisou, que o “Mundo de la Carne” vendia frango a um preço superior ao valor fixado pelo Executivo, por indicação do fornecedor, pelo que foi feita uma investigação que levou à quarta detenção.

Fontes da comunidade portuguesa na Venezuela disseram à agência Lusa que o “Mundo de la Carne” é propriedade de empresários portugueses radicados no país.

A agência Lusa tentou, sem sucesso, contatar com os proprietários do espaço para apurar se algum cidadão nacional está entre os quatro detidos.

1.130 funcionários do Estado venezuelano estão em atividade a fiscalizar os espaços comerciais na Venezuela.

As fiscalizações incidem sobre produtos alimentares, eletrodomésticos, vestuário e automóveis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …