Comerciantes detidos na Venezuela por não cumprirem “preços justos”

Lex Arias / Flickr

Mercado em Caracas, na Venezuela

Mercado em Caracas, na Venezuela

Quatro comerciantes foram detidos nos últimos dois dias pelas autoridades venezuelanas por, alegadamente, não cumprirem os preços máximos de venda ao público fixados pelo Executivo, num caso que envolve um talho propriedade de portugueses.

Segundo Luís Mota Domínguez, intendente da Proteção dos Direitos Socioeconómicos da Venezuela, as detenções ocorreram no âmbito da nova “ofensiva económica” lançada pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Em declarações aos jornalistas, o mesmo responsável explicou que três das detenções foram executadas no talho “Mundo de la Carne”, em Cátia, a oeste de Caracas e a outra num matadouro de Santa Lucía, no estado Venezuelano de Miranda, a sul da capital venezuelana.

Por outro lado, precisou, que o “Mundo de la Carne” vendia frango a um preço superior ao valor fixado pelo Executivo, por indicação do fornecedor, pelo que foi feita uma investigação que levou à quarta detenção.

Fontes da comunidade portuguesa na Venezuela disseram à agência Lusa que o “Mundo de la Carne” é propriedade de empresários portugueses radicados no país.

A agência Lusa tentou, sem sucesso, contatar com os proprietários do espaço para apurar se algum cidadão nacional está entre os quatro detidos.

1.130 funcionários do Estado venezuelano estão em atividade a fiscalizar os espaços comerciais na Venezuela.

As fiscalizações incidem sobre produtos alimentares, eletrodomésticos, vestuário e automóveis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apesar do apuramento na Champions, Nápoles demite Carlo Ancelotti

O Nápoles anunciou ter demitido, esta terça-feira, o treinador italiano Carlo Ancelotti, apesar deste ter qualificado o clube para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. "O Nápoles decidiu retirar o cargo de treinador da primeira equipa …

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …