Comerciantes de Fátima venderam mais guarda-chuvas que artigos religiosos

Daniel Rocal / Flickr

-

Os comerciantes de Fátima queixaram-se este domingo de que venderam mais guarda-chuvas e capas impermeáveis do que artigos religiosos, devido à chuva intensa que se fez sentir na cidade, a poucas horas do início da peregrinação de 12 e 13 de outubro.

“Tem-se vendido mais guarda-chuvas e capas impermeáveis que outras coisas”, disse à agência Lusa Sandra Campos, de 36 anos, sentada numa cadeira na loja enquanto espera por clientes.

A comerciante adiantou que os peregrinos pedem “guarda-chuvas, capas impermeáveis e casacos de inverno”, porque vêm “desprevenidos”.

Quanto aos artigos religiosos, do estabelecimento, a cerca de 50 metros do santuário, “saem coisas pequenas e baratas“, referiu, considerando que o “tempo desagradável é mau para os peregrinos e para o negócio”.

“Os peregrinos abrigam-se e não andam na rua”, acrescentou.

Na mesma rua, numa outra loja, uma empregada assegurou que hoje, “por causa da chuva, vende-se mais guarda-chuvas que imagens religiosas”.

Não é a regra, mas hoje é“, declarou a funcionária.

E se muitos comerciantes ainda acalentavam amealhar mais algum dinheiro com a última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, a chuva encarregou-se de deitar as esperanças por terra.

“O negócio não tem corrido bem e, com esta chuva, ainda pior”, considerou Maria de Fátima, de 56 anos, assegurando que “se tem vendido pouco”, pois “as pessoas não têm dinheiro“.

Fernanda Silva, de 67 anos, outra comerciante, informou que até meias os peregrinos procuram.

“O que está a sair são as coisas para proteger da chuva. Os peregrinos, que vêm de chinelos, procuram também sapatos”, referiu, assegurando que as designadas recordações de Fátima se “vendem pouco”.

Desafiada a fazer um balanço do verão, Fernanda Silva não tem dúvidas que “foi pior que noutros anos”, pois as pessoas preferem lembranças de “um euro, euro e meio”.

“É porta sim, porta sim”, observou a comerciante numa alusão ao número de estabelecimentos de artigos religiosos em Fátima.

Ainda mais o vento a ajudar

Também os peregrinos se queixam da chuva, mas afiançam que, faça chuva ou faça sol, a presença nas celebrações é religiosa.

“A gente vem por devoção. Nada trava a devoção, nem a chuva”, justificou Maria Helena, de 67 anos, do Sabugal, que acabara de comprar um impermeável, destacando que “o dinheiro é gasto nisto”.

Do mesmo grupo, Maria da Ascensão, de 51 anos, que veste blusão com gorro, explicou que os guarda-chuvas que trouxeram “já estão no caixote do lixo por causa do vento“.

O distrito de Santarém está sob aviso laranja devido à precipitação, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera admite ainda a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

Milhares de fiéis são esperados esta segunda-feira no Santuário de Fátima na peregrinação internacional de outubro, presidida pelo arcebispo de Goa e Damão, na Índia, Filipe Néri Ferrão.

As celebrações começaram este domingo, às 18:30, na Capelinha das Aparições, e terminam esta segunda-feira, com a missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, em que se assinala, pela primeira vez, o Dia Nacional do Peregrino.

/Lusa
PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …