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Começar aulas mais tarde melhora sono, notas e assiduidade dos alunos

Há muitos anos que se debate a que horas devem começar as aulas. Em causa estão as consequências da falta de sono na saúde e desempenho escolar.

Nas escolas de Seattle, nos EUA, as aulas começaram 55 minutos mais tarde. De acordo com o estudo, publicado a 12 de dezembro na revista Science Advances, o adiamento da hora de início fez com que os alunos dormissem mais e tivessem melhores notas.

A equipa de investigação seguiu alunos de 15 anos em duas escolas de Seattle, Roosevelt High e Franklin High, monitorizando-os duas semanas antes e duas semanas depois da mudança do horário – das 7h50 para as 8h45.

Os investigadores observaram um aumento médio na duração do sono de 34 minutos, com os alunos a dormir em média 7 horas e 24 minutos, em comparação com as 6 horas e 50 minutos de antes.

Apesar de ainda estar longe das 8 a 10 horas recomendadas para os adolescentes dormirem. a melhoria fez com que os alunos permanecessem muito mais atentos durante as aulas.

O sono extra tem muitos benefícios. Além da atenção, as notas dos alunos também melhoraram. A equipa registou um aumento médio de 4,5% em ambas as escolas.

A assiduidade também foi melhor nos alunos da Franklin High School, tanto em termos de atrasos como às faltas. Franklin High é uma escola economicamente desfavorecida e os investigadores argumentam que esta mudança poderia ajudar a reduzir a lacuna de aprendizagem entre grupos socioeconómicos baixos e altos.

Muitos adolescentes são cronicamente privados de sono. O seu ritmo circadiano – período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico – deixa-os sonolentos mais tarde do que em comparação com os adultos.

Por esta razão, tanto especialistas como organizações como a Academia Americana de Pediatria argumentam que os horários de início das aulas devem ser adiados.

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