Começar aulas mais tarde melhora sono, notas e assiduidade dos alunos

Há muitos anos que se debate a que horas devem começar as aulas. Em causa estão as consequências da falta de sono na saúde e desempenho escolar.

Nas escolas de Seattle, nos EUA, as aulas começaram 55 minutos mais tarde. De acordo com o estudo, publicado a 12 de dezembro na revista Science Advances, o adiamento da hora de início fez com que os alunos dormissem mais e tivessem melhores notas.

A equipa de investigação seguiu alunos de 15 anos em duas escolas de Seattle, Roosevelt High e Franklin High, monitorizando-os duas semanas antes e duas semanas depois da mudança do horário – das 7h50 para as 8h45.

Os investigadores observaram um aumento médio na duração do sono de 34 minutos, com os alunos a dormir em média 7 horas e 24 minutos, em comparação com as 6 horas e 50 minutos de antes.

Apesar de ainda estar longe das 8 a 10 horas recomendadas para os adolescentes dormirem. a melhoria fez com que os alunos permanecessem muito mais atentos durante as aulas.

O sono extra tem muitos benefícios. Além da atenção, as notas dos alunos também melhoraram. A equipa registou um aumento médio de 4,5% em ambas as escolas.

A assiduidade também foi melhor nos alunos da Franklin High School, tanto em termos de atrasos como às faltas. Franklin High é uma escola economicamente desfavorecida e os investigadores argumentam que esta mudança poderia ajudar a reduzir a lacuna de aprendizagem entre grupos socioeconómicos baixos e altos.

Muitos adolescentes são cronicamente privados de sono. O seu ritmo circadiano – período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico – deixa-os sonolentos mais tarde do que em comparação com os adultos.

Por esta razão, tanto especialistas como organizações como a Academia Americana de Pediatria argumentam que os horários de início das aulas devem ser adiados.

ZAP ZAP // Eurek Alert!

PARTILHAR

RESPONDER

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …