/

Quem come mais doces tem maior tendência para amar

Embora os antigos Astecas acreditassem fortemente que o chocolate era um afrodisíaco, a ciência sempre foi céptica. No entanto, agora temos razões para acreditar que há mesmo uma ligação entre o chocolate e amor, ou entre amor e doces em geral.

Num artigo com o título “Sweet Love: The Effects of Sweet Taste Experience on Romantic Perceptions”, publicado em 2015 no Journal of Social and Personal Relationships, uma equipa de cientistas apresenta uma série de experiências que permitem concluir que há alimentos que provocaram um sentimento de romance entre os participantes do estudo.

Na primeira experiência, os participantes no estudo foram separados em dois grupos, e foram alimentados ou com biscoitos, ou com batatas fritas. O procedimento foi repetido a bebida: refrigerante ou água com gás.

De acordo com os cientistas, as pessoas solteiras que eram alimentadas com as opções açucaradas eram mais propensas a começar a sentir relacionamentos amorosos hipotéticos. Além disso, descreveram essas relações como comprometidas e satisfatórias.

Os cientistas decidiram então realizar uma experiência em que os participantes bebiam refrigerante ou água e eram convidados a visualizar vários perfis de namoro. Novamente, os que tinham consumido a escolha açucarada demonstraram um maior interesse pelos perfis e até classificaram os pretendentes como sendo mais atraentes.

“Os participantes que não estavam envolvidos em nenhum relacionamento eram mais propensos a imaginar um hipotético relacionamento amoroso se tivessem estado submetidos à dieta açucarada”, explica no estudo a nutricionista Ximena B. Arriaga, investigadora da Universidade Purdue, nos EUA, e co-autora do estudo.

Mas enquanto as pessoas solteiras podem colher os benefícios românticos do consumo de açúcar, há más notícias para os que estão num relacionamento. Caso já esteja a pensar que um frasco de Nutella vai salvar a sua vida sexual, esqueça. Os doces parecem não ter qualquer efeito na forma como os membros de um casal se vêem um ao outro.

Em geral, no entanto, o chocolate ainda pode ser responsável por aumentar a libido. De acordo com um estudo realizado por Jennifer Nasser, professora associada de Ciências da Nutrição na Universidade Drexel, em Filadélfia, EUA, o consumo de chocolate faz com que o seu cérebro liberte o prazer da dopamina química.

Entretanto, os autores do estudo propuseram já alargar o âmbito das suas experiências – por exemplo, para determinar se será possível prever a influência da comida quente ou picante sobre a atracção sexual.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.