Quem come mais doces tem maior tendência para amar

Embora os antigos Astecas acreditassem fortemente que o chocolate era um afrodisíaco, a ciência sempre foi céptica. No entanto, agora temos razões para acreditar que há mesmo uma ligação entre o chocolate e amor, ou entre amor e doces em geral.

Num artigo com o título “Sweet Love: The Effects of Sweet Taste Experience on Romantic Perceptions”, publicado em 2015 no Journal of Social and Personal Relationships, uma equipa de cientistas apresenta uma série de experiências que permitem concluir que há alimentos que provocaram um sentimento de romance entre os participantes do estudo.

Na primeira experiência, os participantes no estudo foram separados em dois grupos, e foram alimentados ou com biscoitos, ou com batatas fritas. O procedimento foi repetido a bebida: refrigerante ou água com gás.

De acordo com os cientistas, as pessoas solteiras que eram alimentadas com as opções açucaradas eram mais propensas a começar a sentir relacionamentos amorosos hipotéticos. Além disso, descreveram essas relações como comprometidas e satisfatórias.

Os cientistas decidiram então realizar uma experiência em que os participantes bebiam refrigerante ou água e eram convidados a visualizar vários perfis de namoro. Novamente, os que tinham consumido a escolha açucarada demonstraram um maior interesse pelos perfis e até classificaram os pretendentes como sendo mais atraentes.

“Os participantes que não estavam envolvidos em nenhum relacionamento eram mais propensos a imaginar um hipotético relacionamento amoroso se tivessem estado submetidos à dieta açucarada”, explica no estudo a nutricionista Ximena B. Arriaga, investigadora da Universidade Purdue, nos EUA, e co-autora do estudo.

Mas enquanto as pessoas solteiras podem colher os benefícios românticos do consumo de açúcar, há más notícias para os que estão num relacionamento. Caso já esteja a pensar que um frasco de Nutella vai salvar a sua vida sexual, esqueça. Os doces parecem não ter qualquer efeito na forma como os membros de um casal se vêem um ao outro.

Em geral, no entanto, o chocolate ainda pode ser responsável por aumentar a libido. De acordo com um estudo realizado por Jennifer Nasser, professora associada de Ciências da Nutrição na Universidade Drexel, em Filadélfia, EUA, o consumo de chocolate faz com que o seu cérebro liberte o prazer da dopamina química.

Entretanto, os autores do estudo propuseram já alargar o âmbito das suas experiências – por exemplo, para determinar se será possível prever a influência da comida quente ou picante sobre a atracção sexual.

Avatar ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …