Os preços dos combustíveis deverão voltar a aumentar na próxima semana, com o gasóleo a subir 18 cêntimos e a gasolina a subir nove cêntimos.
Os combustíveis vão mesmo voltar a disparar, depois de uma ligeira descida nos preços. A partir da próxima segunda-feira, o gasóleo deverá aumentar 18 cêntimos por litro e a gasolina deverá também subir nove cêntimos por litro.
A informação foi adiantada ao jornal ECO por uma fonte do setor. A confirmar-se, e se o Governo retomar a fórmula, o ISP vai descer de 2,7 e 1,4 cêntimos, respetivamente, para compensar o aumento da receita de IVA.
Assim, feitas as contas, o preço por litro de gasóleo simples será de dois euros e da gasolina simples 95 será de 2,003 euros. Os preços ao consumidor final podem ser diferentes consoante o posto de abastecimento.
Os preços dos combustíveis são calculados com base na cotação média internacional dos produtos petrolíferos a cada cinco dias úteis. Esta previsão da oscilação do preço foi feita com base na cotação registada até esta quinta-feira.
Para mitigar os efeitos da subida dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu baixar o valor do ISP na proporção do aumento da receita de IVA. Isto fazia com que o aumento não se fizesse sentir do ponto de vista fiscal. Ainda assim, não é certo que o Governo vá optar pelos mesmos moldes deste apoio temporário.
Era esperado que os preços dos combustíveis descessem 17 cêntimos no gasóleo e 13 cêntimos na gasolina, mas a atualização real foi de apenas 13 cêntimos e 10 cêntimos, respetivamente.
Os consumidores continuam também a poder usufruir do Autovoucher, cujo valor do apoio foi aumentado de cinco para 20 euros, durante o mês de março.
O Governo vai manter durante o mês de abril o apoio de 40 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros de combustível, disse hoje o ministro das Finanças.
Outra vez, já nem a vaselina nos salva…
Deixam-se estar que o Povo aguenta.
O petróleo nem da Rússia vem.
Engolem o Covid, agora engolem o aumento dos combustíveis, povo manso! Os interesses políticos e económicos agradecem !
Espanha baixaram!!!
Viva a maioria!
O tuga paga tudo e não diz nada ,continuem a votar nesta gente. Em Portugal só interessa futebol e para onde vão de férias……se ainda houver alguns euros. Abram os olhos!!!
Agora vota-se nas petrolíferas e nos mercados do petróleo/combustíveis?
Desconhecia…
A Infortuna de Uns fazem a Fortuna de Outros !…… sempre assim foi , assim é e sempre assim será . É uma “característica” da nossa (Nobre Raça) da qual infelizmente faço parte !