Combustíveis vão subir (outra vez). Até Kelly Slater está impressionado

1

O preço por litro do gasóleo deverá subir na próxima semana 13,6 cêntimos e o da gasolina em 9,3 cêntimos, segundo contas feitas pela Lusa com base nos números fornecidos pelo Governo para redução do ISP.

Com este aumento, o preço médio de venda ao público, que era de 1,976 euros/litro na gasolina 95 simples, subirá para 2,069 euros na próxima semana.

O preço do gasóleo simples subirá para os 2,026 euros/litro, tendo em conta que na sexta-feira o PVP era de 1,89 euros/litro.

Considerando a evolução dos mercados das cotações dos produtos petrolíferos e dos produtos refinados, o Governo assumiu como pressuposto que o preço de venda ao público do litro de gasóleo aumentaria em 16 cêntimos e o da gasolina em 11 cêntimos.

Mas, considerando a estimativa de acréscimo da receita do IVA devido ao novo agravamento dos preços dos combustíveis e a redução, em igual montante, do lado do Imposto sobre Produtos Petrolíferos, de forma a travar o aumento do preço pago pelos consumidores, o aumento é ligeiramente inferior.

Na prática, o aumento sentido pelos consumidores durante a próxima semana será  de 13,6 cêntimos no gasóleo (ou seja, os 16 cêntimos deduzidos da redução de 2,4 cêntimos no ISP) e 9,3 cêntimos na gasolina (11 cêntimos deduzido da redução de 1,7 cêntimos no ISP).

Em causa está um mecanismo de compensação através do qual o Governo reduz na taxa fixa do ISP o acréscimo de receita obtida por via do IVA para mitigar o aumento dos preços dos combustíveis, que se tem intensificado com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Esta medida soma-se a uma outra que está em vigor desde outubro e que consiste na redução do ISP em dois cêntimos no litro de gasolina e em um cêntimo no do gasóleo e que desde então já permitiu às famílias e empresas uma poupança de 38 milhões de euros.

Slater perplexo com preços em Portugal

Os sucessivos aumentos das últimas semanas trouxeram o já elevado preço dos combustíveis em Portugal para valores historicamente altos.

E nem o lendário Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo de surf, ficou indiferente ao preço dos combustíveis no nosso país.

“Então achavam que o preço do combustível nos EUA estava alto esta semana? Que tal dois galões [7,5 litros] por 19,72 dólares [18 euros] esta manhã em Lisboa?”, pergunta o surfista o norte-americano, numa fotografia aparentemente publicada no seu perfil no Instagram.

 

O ZAP acedeu entretanto ao perfil do surfista nesta rede social, onde o post em causa já não está disponível. Ou nunca esteve.

//

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.