Os combustíveis fósseis são muito mais caros do que pensávamos

Um novo estudo descobriu que as convencionais centrais movidas a combustíveis fósseis e as hidroelétricas são enormemente sobrevalorizadas pelas principais organizações de analistas do mundo.

A sobrevalorização é tanta que os biliões de dólares investidos nestas indústrias podem equivaler a uma “bolha” semelhante à do imobiliário cujo colapso desencadeou o crash financeiro de 2008, escreve a VICE.

Isto sugere que as energias renováveis são muito mais baratas do que se pensava, algo que tem sido mascarado por cálculos distorcidos baseados no chamado “Custo Nivelado da Energia” (LCOE, na sigla em inglês). O relatório do think tank RethinkX está disponível na íntegra, aqui.

Esta nova análise investiga a ciência por detrás do LCOE de uma central elétrica convencional, que basicamente mede o custo médio de geração de eletricidade na vida útil da central, incluindo os custos de construção e operação.

Os autores do relatório mostram que as avaliações LCOE convencionais para o carvão, gás, nuclear e hidroelétricas são falsas. Na realidade, a quantidade de eletricidade produzida pelas centrais elétricas decai com o tempo, em alguns casos de forma bastante dramática. Análises convencionais subestimam o custo por quilowatt-hora até 400%.

Por exemplo, embora o Departamento de Energia dos Estados Unidos diga que as centrais a carvão retêm um fator de capacidade de 80% para a totalidade da sua vida útil de 40 anos, até 2060, na realidade é muito menor, sugere o novo estudo. Os autores sugerem que, no ano passado, rondava os 40% — metade do que a agência norte-americana alega.

Isto significa que o custo real da eletricidade produzida por estas centrais elétricas é ridiculamente alto: 32,4 cêntimos por kWh — quatro vezes mais do que aquilo que diz o Departamento de Energia dos EUA.

“A nossa investigação revela as mesmas suposições erróneas sobre o fator de capacidade para gás natural, centrais hidroelétricas e nucleares estão a mostrar custos que são muito mais baixos do que realmente são”, disse o coautor Adam Dorr. “Isto faz com que essas centrais pareçam ser melhores investimentos do que seriam, considerando que o custo real de produção de eletricidade a partir dessas centrais é muito mais alto”.

Conforme o tempo vai passando, os autores preveem que o fator de capacidade vá decaindo gradualmente. Em 2030, o custo da energia gerada nestas centrais será nove vezes maior no carvão, quase cinco vezes maior no gás, quase 14 vezes maior na energia nuclear e nove vezes maior na hidroelétrica.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …