Comboios “fantasma” andam a vaguear à noite por Berlim

Sem local para estacionar os comboios do tipo ICE, empresa ferroviária alemã deixa-os a circular pelas linhas no interior e em redor da capital alemã.

A empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn põe comboios vazios a circular pelos trilhos de Berlim durante a noite.

O jornal Der Tagesspiegel avança, citando fontes internas, que “cinco a seis comboios ICE circulam pela cidade e arredores à noite sem passageiros”.

Isto por causa da falta de locais para os estacionar. Berlim está localizada no extremo nordeste da Alemanha, e muitas linhas de longa distância terminam na capital. Por isso, muitas ligações começam na cidade de manhã e terminam à noite – mas faltam trilhos para os comboios ficarem estacionados.

Como as linhas ferroviárias dentro e em redor da capital estão constantemente ocupadas, é necessário deslocar os comboios para trilhos que estejam momentaneamente disponíveis.

Um porta-voz da empresa descreveu este procedimento ao Tagesspiegel como “um procedimento operacional completamente normal“.

De acordo com o jornal alemão, a construção planeada de linhas de serviço (para estacionamento) a sul de Berlim foi abandonada pela empresa ferroviária após protestos dos moradores locais. Outra infraestrutura desse tipo está prevista para o distrito de Pankow, no norte.

Faltam trilhos e maquinistas

O movimento aparentemente sem destino dos comboios durante a noite não consome apenas eletricidade. Os maquinistas que conduzem estes comboios vazios à noite não estão disponíveis para viagens com passageiros durante o dia.

Isto agrava um problema bem conhecido na Alemanha: a falta de mão de obra qualificada. Segundo a revista Wirtschaftswoche, o Sindicato dos Maquinistas de Comboios (GDL) estima que há 1.200 vagas de maquinista por preencher.

A escassez existe apesar de, segundo a organização de defesa do transporte ferroviário Allianz pro Schiene, cerca de mil novos trabalhadores qualificados entrarem no mercado todos os anos. Diante dos planos de transferir mais tráfego para as linhas ferroviárias, seriam necessários pelo menos 5.000 novos maquinistas por ano nos próximos anos.

Piadas com horários nas estações

Apesar das claras dificuldades na expansão da rede ferroviária e na contratação de trabalhadores qualificados, há pelo menos progressos na digitalização.

No final de novembro, a Deutsche Bahn anunciou que, a partir de 15 de dezembro, deixaria de exibir os cartazes com os horários de chegada nas plataformas. Além dos cartazes amarelos com os horários de partida dos comboios numa estação, existem cartazes brancos com os horários de chegada previstos.

A razão apresentada pela empresa para esta medida foi a poupança de papel e de custos administrativos. Em vez de horários impressos, seriam disponibilizados códigos QR com acesso a informações atualizadas sobre os horários de chegada.

Como explicou a empresa: “Os viajantes precisam de informações fiáveis em tempo real”. O ‘gozo’ nas redes sociais não tardou: “Faz todo o sentido, porque um comboio chegar ou não é pura sorte“, escreveu um utilizador na rede social X.

Embora os comboios da Deutsche Bahn tenham recentemente melhorado ligeiramente em termos de pontualidade, de acordo com a empresa, mais de um terço das paragens em viagens de longa distância é feito com atraso.

Possivelmente para evitar mais críticas, a Deutsche Bahn voltou atrás. Na passada sexta-feira anunciou que, em reação às críticas, os cartazes com os horários de chegada impressos nas estações serão mantidos. Os críticos argumentaram que nem todos têm um smartphone ou sabem usar um código QR.

Apesar dos problemas, os alemães continuam a usar os comboios.

Desde a década de 1990, o número de passageiros de comboio aumentou cerca de 50%, e o transporte de mercadorias quase duplicou. Desde então, a Deutsche Bahn também aumentou o número de locomotivas e carruagens, mas, ao mesmo tempo, a rede ferroviária encolheu mais de 10%.

// DW

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