A cortiça portuguesa é um dos materiais sustentáveis e ecológicos que a Alemanha está a utilizar no desenvolvimento de um novo tipo de veículo amigo do ambiente que é uma espécie de comboio-táxi.
O projeto alemão Monocab conta com a cortiça da Amorim Cork Composites, unidade de produtos compósitos do grupo Amorim, para desenvolver um novo tipo de transporte que promete revolucionar a mobilidade na ferrovia.
Este novo veículo é uma espécie de comboio-táxi constituído por apenas “uma cabine automotora de via única” que pode circular nos antigos trilhos da linha ferroviária, como se explica no site do projecto.
O Monocab desloca-se em apenas um dos rails da linha, o que permite aproveitar ambos para a deslocação de dois veículos em sentidos opostos. Isto significa mais veículos em andamento, ou seja, mais oferta para os passageiros.
O piso do Monocab é feito com cortiça portuguesa, como revela a Corticeira Amorim em comunicado, salientando que é um tipo de material que confere “leveza, conforto e isolamento térmico, acústico e anti-vibrático”.
Além disso, a cortiça também “contribui para a redução da pegada ambiental deste novo meio de transporte” enquanto pode “proporcionar bem-estar, apela à beleza natural e promove a qualidade do ar interior”, destaca ainda a empresa portuguesa que já tem colaborado com marcas como a Nike e a Space X.
“Queremos, podemos e vamos ajudar o mundo a alcançar modos de vida mais sustentáveis“, nota o presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, citado pelo Jornal Económico.
A empresa destaca o seu “compromisso em contribuir activamente para a descarbonização das mais diversas actividades fulcrais em termos de desenvolvimento humano”, com destaque para a mobilidade neste caso.
O Monocarb é “um exemplo da revolução em curso no sector da mobilidade” e também “um exemplo do papel que a cortiça terá nessa alteração de paradigma”, conclui a Corticeira Amorim.
“Comboio-táxi para viagens individuais”
O Monocab é um projecto co-financiado pelo programa operacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Ministério do Ambiente, Conservação da Natureza e Transportes do Estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, onde o projecto está a ser desenvolvido.
Trata-se de uma parceria das Universidade de Ciências Aplicadas de Ostwestfalen-Lippe e de Bielefeld, duas regiões da Renânia do Norte-Vestfália, com a instituição de pesquisa Fraunhofer IOSB-INA e a associação da ferrovia estadual de Lippe.
O objectivo do projecto é dar “uma segunda vida às linhas ferroviárias inutilizadas existentes nas zonas rurais da Alemanha”, como se refere no comunicado da Corticeira Amorim.
O Monocab pode também contribuir para o desenvolvimento regional e para reduzir as assimetrias, pois pretende melhorar a mobilidade de pessoas que vivem em zonas rurais.
Este novo tipo de veículo, cujo primeiro protótipo já foi lançado neste ano, pode funcionar “em circulação contínua” como “táxis para viagens individuais à vila ou à cidade”, refere-se no site oficial do projecto.
É “individual, automatizado” e funciona à medida da “procura, mas com fartura”, notam ainda os responsáveis do Monocab, sublinhando que pode vir a ser usado durante “24 horas por dia, 365 dias por ano”.