Comboio que liga Lisboa-Faro em menos 30 minutos custa 250 milhões

Miguel A. Lopes / Lusa

Um estudo da Infraestruturas de Portugal estima em 253 milhões de euros o investimento necessário para reduzir em meia hora o tempo de viagem entre Lisboa e Faro. Um valor que pode ser de 160 milhões para ganhar 20 minutos no mesmo percurso, ou de apenas 75 milhões para obter uma redução de 10 minutos.

O mesmo documento, a que o Público teve acesso, contempla ainda mais dois cenários, que passam pela construção de uma linha nova entre Funcheira e Loulé, que poderia custar entre 451 a 504 milhões de euros e que traria reduções de tempos de viagem entre 35 a 40 minutos.

Segundo o Público, a abordagem feita neste estudo exploratório, que data de 2017, é pragmática. Até Torre Vã (concelho de Ourique), a linha do Sul está modernizada e preparada para velocidades de 220 km/hora, mas dali até ao Algarve o traçado é praticamente o mesmo desde os finais do século XIX, o que impõe limitações à velocidade dos comboios.

“Estas restrições decorrem da orografia do terreno na zona do atravessamento da serra algarvia e das restrições aquando da construção que ditaram um traçado ajustado ao terreno, sem grandes obras de arte e túneis”, lê-se no documento.

Basta referir que nos 150 quilómetros entre Torre Vã e Tunes, 65% do traçado desenvolve-se em curva e 35% em reta, razão pela qual em 57% desse troço os comboios estão limitados à velocidade máxima de 90 km/hora.

Quem viaja no Alfa Pendular entre Lisboa e o Algarve sente claramente essa diferença. Em pleno Alentejo, o comboio chega aos 220 km/hora, mas depois arrasta-se pelas curvas da serra algarvia até chegar a Tunes. Daí a Faro ainda acelera até aos 140 km/hora, mas apenas num curto troço.

O estudo da IP pretende subir as velocidades até 200 km/hora na parte onde a orografia é mais fácil e o investimento reduzido, ou seja, até ao sopé da serra.

Depois da serra, o troço algarvio entre Tunes e Faro apresenta-se mais fácil de modernizar e de obter ganhos de velocidade porque a orografia é mais simples. No documento são propostas três variantes: uma entre Tunes e Ferreira, e duas na zona de Boliqueime.

O objetivo é, com um investimento relativamente reduzido, aumentar as velocidades de 120 e 140 km/hora para 160 e 200 km/hora, no que se traduzirá em importantes reduções de trajeto para os comboios de longo curso.

Esta intervenção no troço central da linha do Algarve teria também efeitos benéficos em todo o corredor, uma vez que “o tempo de viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António é atualmente é de 2h50 a 3h10, e poderá ser reduzido para 2h05 a 2h20, valor esse que ainda será menor caso existam serviços do tipo Intercidades (…) que resultariam em tempos de viagem de Barlavento a Sotavento de cerca de 1h50”.

O estudo alerta também para “o tempo perdido entre Sete Rios e Pragal decorrente da prioridade dos serviços da Fertagus que resultam no não aproveitamento das velocidades máximas em vigor, por necessidade de cantonamento atrás dos suburbanos, que conduzem frequentemente a perdas de tempo que chegam a atingir os 10 minutos”.

A modernização da linha do Sul é um dos projetos do PNI – Programa Nacional de Investimentos 2030 que está agora a ser estudado pela IP, no qual este documento constitui uma base de trabalho.

  ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Ó ZAP… o amigo Capeta tem razão! O investimento permite diminuir 30 minutos ao tempo atual!

  1. É para a malta alfacinha se despachar nas férias para cima e para baixo. Porque os portugueses de segunda, os do Algarve, esperam e desesperam por linhas, horários e comboios de jeito para fazer a sua vida do dia a dia. O tempo acumulado para esses é de décadas. Para cima e não para baixo. Claro.

    Como já dizia o outro e cada vez mais é verdade, Lisboa é Portugal e o resto é paisagem… e quanto mais depressa passares pela paisagem, melhor! Para o alfacinha. Claro.

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …