Comboio que liga Lisboa-Faro em menos 30 minutos custa 250 milhões

Miguel A. Lopes / Lusa

Um estudo da Infraestruturas de Portugal estima em 253 milhões de euros o investimento necessário para reduzir em meia hora o tempo de viagem entre Lisboa e Faro. Um valor que pode ser de 160 milhões para ganhar 20 minutos no mesmo percurso, ou de apenas 75 milhões para obter uma redução de 10 minutos.

O mesmo documento, a que o Público teve acesso, contempla ainda mais dois cenários, que passam pela construção de uma linha nova entre Funcheira e Loulé, que poderia custar entre 451 a 504 milhões de euros e que traria reduções de tempos de viagem entre 35 a 40 minutos.

Segundo o Público, a abordagem feita neste estudo exploratório, que data de 2017, é pragmática. Até Torre Vã (concelho de Ourique), a linha do Sul está modernizada e preparada para velocidades de 220 km/hora, mas dali até ao Algarve o traçado é praticamente o mesmo desde os finais do século XIX, o que impõe limitações à velocidade dos comboios.

“Estas restrições decorrem da orografia do terreno na zona do atravessamento da serra algarvia e das restrições aquando da construção que ditaram um traçado ajustado ao terreno, sem grandes obras de arte e túneis”, lê-se no documento.

Basta referir que nos 150 quilómetros entre Torre Vã e Tunes, 65% do traçado desenvolve-se em curva e 35% em reta, razão pela qual em 57% desse troço os comboios estão limitados à velocidade máxima de 90 km/hora.

Quem viaja no Alfa Pendular entre Lisboa e o Algarve sente claramente essa diferença. Em pleno Alentejo, o comboio chega aos 220 km/hora, mas depois arrasta-se pelas curvas da serra algarvia até chegar a Tunes. Daí a Faro ainda acelera até aos 140 km/hora, mas apenas num curto troço.

O estudo da IP pretende subir as velocidades até 200 km/hora na parte onde a orografia é mais fácil e o investimento reduzido, ou seja, até ao sopé da serra.

Depois da serra, o troço algarvio entre Tunes e Faro apresenta-se mais fácil de modernizar e de obter ganhos de velocidade porque a orografia é mais simples. No documento são propostas três variantes: uma entre Tunes e Ferreira, e duas na zona de Boliqueime.

O objetivo é, com um investimento relativamente reduzido, aumentar as velocidades de 120 e 140 km/hora para 160 e 200 km/hora, no que se traduzirá em importantes reduções de trajeto para os comboios de longo curso.

Esta intervenção no troço central da linha do Algarve teria também efeitos benéficos em todo o corredor, uma vez que “o tempo de viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António é atualmente é de 2h50 a 3h10, e poderá ser reduzido para 2h05 a 2h20, valor esse que ainda será menor caso existam serviços do tipo Intercidades (…) que resultariam em tempos de viagem de Barlavento a Sotavento de cerca de 1h50”.

O estudo alerta também para “o tempo perdido entre Sete Rios e Pragal decorrente da prioridade dos serviços da Fertagus que resultam no não aproveitamento das velocidades máximas em vigor, por necessidade de cantonamento atrás dos suburbanos, que conduzem frequentemente a perdas de tempo que chegam a atingir os 10 minutos”.

A modernização da linha do Sul é um dos projetos do PNI – Programa Nacional de Investimentos 2030 que está agora a ser estudado pela IP, no qual este documento constitui uma base de trabalho.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Ó ZAP… o amigo Capeta tem razão! O investimento permite diminuir 30 minutos ao tempo atual!

  1. É para a malta alfacinha se despachar nas férias para cima e para baixo. Porque os portugueses de segunda, os do Algarve, esperam e desesperam por linhas, horários e comboios de jeito para fazer a sua vida do dia a dia. O tempo acumulado para esses é de décadas. Para cima e não para baixo. Claro.

    Como já dizia o outro e cada vez mais é verdade, Lisboa é Portugal e o resto é paisagem… e quanto mais depressa passares pela paisagem, melhor! Para o alfacinha. Claro.

RESPONDER

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …