Comboio com ouro nem vê-lo, mas já se encontraram dois túneis nazis

A procura, até ao momento em vão, de um mítico “comboio de ouro nazi” que teria sido localizado na Polónia levou à descoberta de dois túneis ferroviários construídos pelos alemães, anunciou hoje um investigador amador em Walbrzych, no sudoeste do país.

Ambos os túneis fazem parte do vasto complexo subterrâneo chamado ‘Riese’ (Gigante) que os alemães construíram durante a guerra nas Montanhas Sowie .

“Estes dois túneis subterrâneos fazem parte dos complexos subterrâneos já descobertos, que em parte é aberto aos turistas na aldeia de Walim”, disse Krzysztof Szpakowski, presidente da Associação do Museu Riese durante uma conferência de imprensa e citado pela AFP.

“Os nazis construíram nesta região uma cidade subterrânea com uma área de 200 hectares que permitiria a Hitler sobreviver durante alguns anos em caso de ataque nuclear”, disse Krzysztof Szpakowski.

Vários túneis subterrâneos foram escavadas pelos alemães nas rochas e ligados uns aos como peças de um quebra-cabeça, sendo que as entradas foram destruídas utilizando explosivos para apagar os traços, disse o funcionário do museu.

De acordo com Krzysztof Szpakowski, dentro das instalações “podem ser encontrados equipamentos militares e equipamentos utilizados no trabalho de construção”.

“Seria irresponsável dizer que há tesouros, como a famosa Sala de Âmbar, roubado pelos nazis em Leningrado, agora São Petersburgo, e procurado há 70 anos, ou de um comboio com o ouro “, disse o funcionário do museu de uma forma irónica, principalmente por causa da ‘febre do comboio nazi‘ que atingiu a Polónia há algumas semanas na procura de tesouros nazis.

Estas descobertas “precipitaram a minha decisão de informar as autoridades de Walbrzych sobre a minha investigação”, disse Szpakowski. Este é o resultado de “um trabalho de vários anos”, acrescentou, “com base em arquivos, depoimentos e pesquisas”.

Para apoiar as suas afirmações, o investigador mostrou as imagens de um radar de penetração no solo, que aponta para o chão para estudar a sua composição e estrutura, mostrando os dois túneis e um bloco do complexo.

Segundo alguns historiadores, o complexo ‘Riese’ deverá estar ligado ao enorme castelo Ksiaz, perto Walbrzych. Os nazis fizeram obras significativas no castelo para instalar uma das sedes de Hitler.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Obras feitas por quem? Alemães? Supervisionadas por alemães mas feitas com o trabalho escravo dos prisioneiros dos campos de concentração!!
    Mesmo que seja dolorosa a lembrança, não podemos esquecer a história!!

  2. Pois claro que não…
    Se calhar algum desse ouro já está a ser “limpo” na Suíça como é costume nesse suposto país neutro de gente “ultra” civilizada!!
    Tão civilizados que vivem à custa das maiores barbáries do mundo… mas isso agora não interessa…

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …