Comboio com ouro nem vê-lo, mas já se encontraram dois túneis nazis

A procura, até ao momento em vão, de um mítico “comboio de ouro nazi” que teria sido localizado na Polónia levou à descoberta de dois túneis ferroviários construídos pelos alemães, anunciou hoje um investigador amador em Walbrzych, no sudoeste do país.

Ambos os túneis fazem parte do vasto complexo subterrâneo chamado ‘Riese’ (Gigante) que os alemães construíram durante a guerra nas Montanhas Sowie .

“Estes dois túneis subterrâneos fazem parte dos complexos subterrâneos já descobertos, que em parte é aberto aos turistas na aldeia de Walim”, disse Krzysztof Szpakowski, presidente da Associação do Museu Riese durante uma conferência de imprensa e citado pela AFP.

“Os nazis construíram nesta região uma cidade subterrânea com uma área de 200 hectares que permitiria a Hitler sobreviver durante alguns anos em caso de ataque nuclear”, disse Krzysztof Szpakowski.

Vários túneis subterrâneos foram escavadas pelos alemães nas rochas e ligados uns aos como peças de um quebra-cabeça, sendo que as entradas foram destruídas utilizando explosivos para apagar os traços, disse o funcionário do museu.

De acordo com Krzysztof Szpakowski, dentro das instalações “podem ser encontrados equipamentos militares e equipamentos utilizados no trabalho de construção”.

“Seria irresponsável dizer que há tesouros, como a famosa Sala de Âmbar, roubado pelos nazis em Leningrado, agora São Petersburgo, e procurado há 70 anos, ou de um comboio com o ouro “, disse o funcionário do museu de uma forma irónica, principalmente por causa da ‘febre do comboio nazi‘ que atingiu a Polónia há algumas semanas na procura de tesouros nazis.

Estas descobertas “precipitaram a minha decisão de informar as autoridades de Walbrzych sobre a minha investigação”, disse Szpakowski. Este é o resultado de “um trabalho de vários anos”, acrescentou, “com base em arquivos, depoimentos e pesquisas”.

Para apoiar as suas afirmações, o investigador mostrou as imagens de um radar de penetração no solo, que aponta para o chão para estudar a sua composição e estrutura, mostrando os dois túneis e um bloco do complexo.

Segundo alguns historiadores, o complexo ‘Riese’ deverá estar ligado ao enorme castelo Ksiaz, perto Walbrzych. Os nazis fizeram obras significativas no castelo para instalar uma das sedes de Hitler.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Obras feitas por quem? Alemães? Supervisionadas por alemães mas feitas com o trabalho escravo dos prisioneiros dos campos de concentração!!
    Mesmo que seja dolorosa a lembrança, não podemos esquecer a história!!

  2. Pois claro que não…
    Se calhar algum desse ouro já está a ser “limpo” na Suíça como é costume nesse suposto país neutro de gente “ultra” civilizada!!
    Tão civilizados que vivem à custa das maiores barbáries do mundo… mas isso agora não interessa…

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …