É possível combater a resistência a antibióticos (com mais antibióticos)

Nic Bothma / EPA

Cientistas norte-americanos descobriram cerca de oito mil combinações de medicamentos que conseguem combater bactérias resistentes a antibióticos.

Para ajudar a resolver o crescente problema da resistência aos antibióticos, os cientistas apresentaram mais de oito mil novas combinações de antibióticos que se mostraram surpreendentemente eficazes no combate às bactérias nocivas.

Biólogos da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, usaram um sistema de testes metódicos para identificar essas combinações, misturando quatro ou cinco medicamentos de cada vez.

“Há a tradição de usar apenas uma droga, talvez duas”, diz a investigadora Pamela Yeh. “Com este estudo, estamos a oferecer uma alternativa que parece muito promissora. Não devemos limitar-nos a drogas isoladas ou combinações de duas drogas. Esperamos que várias dessas combinações funcionem muito melhor do que os antibióticos existentes”.

Publicado recentemente na revista científica Systems Biology and Applications, este estudo pode ser o primeiro passo no sentido de conseguir enfrentar aquela que é atualmente uma das maiores ameaças à saúde pública mundial.

Até agora, pensava-se que a desvantagem de combinar antibióticos suplantava um benefício devido à possibilidade de criar interações prejudiciais ao organismo. Mas os investigadores conseguiram contrariar isso mesmo com a descoberta de milhares de combinações de quatro ou cinco comprimidos que provaram ser muito eficazes.

Segundo a Visão, foram tidos em conta oito antibióticos comuns e durante a realização do estudo foram observadas como todas as combinações possíveis, com doses variadas, funcionavam contra a bactéria E.Coli. Quando combinados, os medicamentos têm um efeito diferente.

Os cientistas suspeitam que o sucesso deveu-se, em parte, ao facto de diferentes medicamentos atacarem a bactéria de diferentes formas. Os oito antibióticos abrangem seis mecanismos diferentes para combater a E. coli e, em alguns casos, parecem ser mais eficazes do que uma única abordagem.

Apesar de o estudo oferecer novas esperanças no que diz respeito à resolução do problema da resistência aos antibióticos, os tratamentos podem ainda demorar vários anos. Além disso, esta pesquisa mostra apenas efeitos potenciais em laboratório, e somente contra a E. coli.

Ao contrário do que possamos pensar, não se trata de uma simples combinação de qualquer tipo de medicamentos: eles precisam ser cuidadosa e sistematicamente escolhidos para tratar problemas específicos, avisam os cientistas.

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …