É possível combater a resistência a antibióticos (com mais antibióticos)

Nic Bothma / EPA

Cientistas norte-americanos descobriram cerca de oito mil combinações de medicamentos que conseguem combater bactérias resistentes a antibióticos.

Para ajudar a resolver o crescente problema da resistência aos antibióticos, os cientistas apresentaram mais de oito mil novas combinações de antibióticos que se mostraram surpreendentemente eficazes no combate às bactérias nocivas.

Biólogos da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, usaram um sistema de testes metódicos para identificar essas combinações, misturando quatro ou cinco medicamentos de cada vez.

“Há a tradição de usar apenas uma droga, talvez duas”, diz a investigadora Pamela Yeh. “Com este estudo, estamos a oferecer uma alternativa que parece muito promissora. Não devemos limitar-nos a drogas isoladas ou combinações de duas drogas. Esperamos que várias dessas combinações funcionem muito melhor do que os antibióticos existentes”.

Publicado recentemente na revista científica Systems Biology and Applications, este estudo pode ser o primeiro passo no sentido de conseguir enfrentar aquela que é atualmente uma das maiores ameaças à saúde pública mundial.

Até agora, pensava-se que a desvantagem de combinar antibióticos suplantava um benefício devido à possibilidade de criar interações prejudiciais ao organismo. Mas os investigadores conseguiram contrariar isso mesmo com a descoberta de milhares de combinações de quatro ou cinco comprimidos que provaram ser muito eficazes.

Segundo a Visão, foram tidos em conta oito antibióticos comuns e durante a realização do estudo foram observadas como todas as combinações possíveis, com doses variadas, funcionavam contra a bactéria E.Coli. Quando combinados, os medicamentos têm um efeito diferente.

Os cientistas suspeitam que o sucesso deveu-se, em parte, ao facto de diferentes medicamentos atacarem a bactéria de diferentes formas. Os oito antibióticos abrangem seis mecanismos diferentes para combater a E. coli e, em alguns casos, parecem ser mais eficazes do que uma única abordagem.

Apesar de o estudo oferecer novas esperanças no que diz respeito à resolução do problema da resistência aos antibióticos, os tratamentos podem ainda demorar vários anos. Além disso, esta pesquisa mostra apenas efeitos potenciais em laboratório, e somente contra a E. coli.

Ao contrário do que possamos pensar, não se trata de uma simples combinação de qualquer tipo de medicamentos: eles precisam ser cuidadosa e sistematicamente escolhidos para tratar problemas específicos, avisam os cientistas.

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …