E não se limitam a matar por “conta própria”. Missões secretas também envolvem sabotagem e envenenamentos, de acordo com fonte militar ucraniana — e há russos a ajudá-los em território inimigo.
Comandos das operações especiais ucranianas protagonizam, como freelancers, missões consideradas ultrassecretas de sabotagem, envenenamento e assassinato em território russo, diz fonte militar oficial ucraniana.
Vestidos à civil e a carregar documentos falsos, trabalham por “conta própria” em linhas inimigas após receberem o treino necessário para embarcar nas missões ultrassecretas, que não são oficialmente registadas, garantiu ao The Times of London o oficial, num artigo entretanto removido resgatado pelo Business Insider.
“É fora dos registos”, confessa o oficial identificado como Mykola, que vê a introdução das missões ilegais como uma necessidade, motivada pela diminuição dos apoios monetários que chegam à Ucrânia da União Europeia (UE) e dos EUA.
“O governo é demasiado lento e burocrático. Precisamos de treinar pessoas rapidamente e prepará-las. Não existem campos de treino governamentais especializados para o tipo de operações necessárias para combater esta guerra”, disse num campo de treino classificado.
As missões são uma vantagem face à maior abundância de soldados russos — cerca de sete para um ucraniano.
“Só podemos competir em técnicas cirúrgicas”, disse Mykola. “A tecnologia e a nossa mentalidade empreendedora vão derrotar a carne e o aço russos”, ameaçou.
Sublinhando o secretismo destas missões, “demasiado secretas para as explicar”, admite que estes assassinos freelancers levam apenas uma bússola e um mapa para a fronteira, sem telefones através das nuvens baixas das quais tiram proveito para se esconderem — e há russos em território inimigo a ajudá-los.
“Também temos russos dentro da Rússia que nos ajudam, pessoas que veem o quão sem sentido é esta guerra e odeiam o regime criminoso”, afirmou o oficial que acredita que o “Kremlin está ansioso por manter em segredo a humilhação de comandos ucranianos de operações especiais a vaguear pelo espaço russo.”
“através das nuvens baixas” — mais cuidado com as traduções para evitar expressões ininteligíveis como esta.
É deixar a fantasia correr solta.
Contra Putin tudo vale.