Os rumores sobre a sua morte foram exagerados: almirante russo Sokolov estará vivo, apesar do anúncio do exército ucraniano.
As informações contraditórias na guerra na Ucrânia, em que o lado ucraniano diz o oposto do lado russo, têm sido constantes.
Mas este assunto é diferente da maioria dos contrastes verificados até agora.
Na segunda-feira passada, o exército ucraniano anunciou que matou o almirante Viktor Sokolov, líder da frota naval russa no Mar Negro.
De acordo com Kiev, o ataque decorreu na sexta-feira. As instalações russas em Sevastopol foram atacadas durante uma reunião de responsáveis navais da Rússia.
As forças especiais da Ucrânia anunciaram que 34 russos morreram, “incluindo o comandante” da frota. 105 pessoas ficaram feridas.
O Kremlin confirmou esse movimento ucraniano mas indicou que as consequências se ficaram pelo desaparecimento de um militar.
O jornal The Guardian, enquanto lembrava que Ucrânia e Rússia têm exagerado no número de perdas do adversário, avisava que, devido ao posto que Sokolov ocupava, “é improvável que Moscovo consiga esconder a sua morte durante muito tempo”.
O anúncio da morte de Viktor Sokolov foi na segunda-feira. No dia seguinte, Viktor Sokolov apareceu numa reunião.
A agência estatal de notícias da Rússia, RIA Novosti, mostra imagens de uma reunião do Conselho do Ministério da Defesa, realizada nesta terça-feira. Sokolov está nessa reunião, tal como o ministro da Defesa, Sergei Shiogu, entre muitos outros responsáveis.
A mesma agência reforça a indicação do Ministério da Defesa da Rússia: um militar desapareceu no ataque a Sebastopol, que danificou o quartel-general da frota russa – mas os russos abateram cinco mísseis da Ucrânia, de acordo com a mesma fonte.
A Ucrânia está a verificar estas imagens: “Como os russos foram forçados a publicar urgentemente uma resposta com Sokolov supostamente vivo, as nossas unidades estão a esclarecer as informações”, reagiram as Forças de Operações Especiais da Ucrânia.
“Fontes disponíveis afirmam que o Comandante da Frota do Mar Negro está entre os mortos. Muitos ainda não foram identificados devido à fragmentação dos fragmentos do corpo”, lê-se no mesmo comunicado.
Guerra na Ucrânia
-
21 Novembro, 2024 Os russos andam a denunciar… os russos. Parece a URSS
Na video-conferência não foi Sokolov que apareceu, foi uma fotografia de Sokolov, o homem não fala, nem se mexe.
Já está no cemitério.
É um sósia. A Ucrânia nunca mente. Nem sequer no que diz respeito a mísseis caídos na Polónia…
Os ukranazis jamais mentem. Ou será o oposto, jamais falam verdade?
O verdadeiro zombie! Um entre milhões! Grande parte deles a estrumar os campos da Ucrânia.
O artista ucraniano nunca mente ou será NUNCA FALA VERDADE ESTÁ SEMPRE A FAZER FILMAGENS PARA UM FILME