Colombiano morreu porque tinha um parasita com cancro

Um homem morreu com tumores formados por tecidos cancerígenos de um verme parasita que cresceram nos seus órgãos, de acordo com os médicos.

O paciente tinha VIH e o seu sistema imunitário fragilizado permitiu ao cancro-parasita crescer.

O caso raro foi diagnosticado por uma parceria entre os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças Infecciosas nos Estados Unidos (CDC na sigla inglesa) e o Museu de História Natural do Reino Unido.

Os médicos disseram que o caso, publicado na New England Journal of Medicine, é “louco” e inusitado.

Os médicos colombianos tentaram diagnosticar, em 2013, o que afectava o homem de 41 anos, que aparentava ter tumores normais, alguns com mais de 4 cm de comprimento, nos pulmões, fígado e em outros locais do corpo.

No entanto, uma avaliação mais pormenorizada mostrou que as células cancerígenas não eram claramente humanas – elas tinham apenas um décimo do tamanho habitual das células humanas.

“Não fazia sentido”, disse à BBC Atis Muehlenbachs, que analisou o caso nos Centros de Controle nos EUA.

Atis Muehlenbachs considerou diversas hipóteses, como a de que as células humanas cancerígenas teriam encolhido ou que se tratava de uma infecção recém-descoberta.

Por fim, testes moleculares identificaram altos níveis de ADN de ténia nos tumores e a reacção de Muehlenbachs foi de “descrença total”.

DR CDC

Células cancerígenas da ténia-anão que vivia dentro de um colombiano que acabou por falecer.

“Este foi o caso mais estranho, deixou-me acordado por várias noites. Era para ser uma decisão óbvia entre um cancro ou uma infecção, mas não conseguir distinguir isso durante meses foi muito estranho”.

O estado do paciente já estava demasiado avançado quando os médicos identificaram a causa dos seus tumores, acabando por morrer três dias depois do ADN do parasita ser descoberto.

Verme único

O tecido em questão veio de uma espécie de verme, a Hymenolepis nana, também conhecido como ténia-anã -especialidade de Peter Olson, do Museu de História Natural.

“Há algo muito especial nesta espécie, que consegue cumprir todo o seu ciclo de vida em apenas um hospedeiro – e isso é completamente único”, disse Peter Olson à BBC.

Cerca de 90% do corpo do verme é dedicado à reprodução, já que expele milhares de ovos no intestino todos os dias.

Acredita-se que, em vez de o verme desenvolver um cancro, um desses ovos penetrou na mucosa intestinal, passou por uma mutação e acabou se tornar cancerígeno.

“As células estavam a dividir-se e a proliferar de forma descontrolada e é isso que define um cancro. Eram células de um tumor de parasita”, disse Olson.

“Atípico”

Acredita-se que até 75 milhões de pessoas sejam infectadas pela ténia-anã – causadora da himenolepíase, uma verminose com sintomas como diarreias, dor abdominal, agitação, insónia e irritabilidade – nalgum momento da vida.

Os médicos acreditam que o cancro-parasita seja raro, mas que muitos casos podem não ter sido diagnosticados.

Os CDCs dizem que lavar as mãos e cozinhar os legumes crus é a melhor forma de prevenir parasitas.

Há registo de cancros desse tipo passando de uma pessoa para a outra através de transplantes de órgãos ou pelo útero.

Também há um tipo de cancro-parasita que vem sendo transmitido entre cães há 11 mil anos.

Mel Greaves, director do centro de evolução e cancro do Instituto de Investigação de Cancro de Londres, considerou o caso “interessante e único”.

“O que é mais atípico é que são células livres do parasita a crescer de uma forma semelhante ao cancro em vez do verme inteiro. Espécies de quase todo o filo dos invertebrados podem desenvolver cancro e este potencial parece inerente às células animais, e principalmente a células-tronco de animais multicelulares”, diz Greaves.

“O que este caso mostrou é que uma combinação de circunstâncias excepcionais que permitiu que esse potencial fosse expresso num hospedeiro externo.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …

Antes de se lesionar, Vertonghen foi ignorado

Defesa do Benfica não cumpriu os 90 minutos da estreia vitoriosa da Bélgica no Europeu 2020. E também ficou esquecido pela realização televisiva. A Bélgica começou muito bem o Europeu 2020, confirmando no campo o que …

Governador do Texas quer construir novo muro na fronteira com o México

O governador do Texas, Greg Abbott, quer construir um novo muro na fronteira entre o México e o estado do sul dos Estados Unidos, retomando assim o trabalho realizado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e …

Alto funcionário da EMA sugere deixar de administrar vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse numa entrevista, este domingo, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis. Marco Cavaleri, responsável …

707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal. Maior número de internados desde abril

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …