/

Colômbia torna-se o 37.º membro da OCDE

AlCortés / Flickr

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) acolheu a Colômbia, esta terça-feira, como o seu 37.º membro e o terceiro da América Latina.

“No dia de hoje, a Colômbia converte-se formalmente em membro da OCDE, o país número 37 a fazer parte da organização nos seus 60 anos de história”, pode ler-se no comunicado alusivo ao evento.

A Colômbia tinha sido convidada a 30 de maio de 2013 a negociar a sua adesão. De acordo com o semanário Expresso, sete anos depois, o país completou os procedimentos internos necessários para poder ratificar a convenção da organização sediada em Paris.

O processo envolveu pareceres de 23 comités da OCDE, bem como reformas na legislação, políticas e práticas do país para este se adaptar aos padrões da organização. Em maio de 2018, os outros países membros convidaram a Colômbia para se juntar à OCDE, refere o mesmo jornal.

As mudanças “abrangeram questões laborais, o sistema de justiça, bem como regras de Governo das sociedades detidas pelo Estado, normas anti-corrupção, comércio e a criação de uma política nacional relativa a produtos químicos industriais e à gestão de resíduos”, lê-se na nota da OCDE.

No mesmo comunicado, a OCDE destaca que “o processo de acesso serviu como catalisador para a Colômbia proceder a reformas importantes que contribuem para aumentar o bem-estar dos cidadãos, como a redução da informalidade no mercado de trabalho, a melhoria da qualidade da educação e formação, assim como medidas que promovem uma sustentabilidade a longo prazo do sistema de saúde”.

A OCDE é integrada por Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, EUA, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, México, Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Suécia, Suíça e Turquia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.