Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

JPL-Caltech / NASA

Os asteróides desempenharam um “papel divino” na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido a uma colisão cataclísmica no cinturão de asteróides.

Há cerca de 466 milhões de anos, a Terra embarcou numa das explosões mais monumentais da biodiversidade de sua história, no que é agora chamado de Great Ordovician Biodiversification Event (GOBE).

Durante esse evento, a biodiversidade marinha teve um aumento espetacular, principalmente dentro dos filos estabelecidos durante a Explosão dos Cambrianos, período em que os principais filos animais surgiram no registo fóssil há cerca de 541 milhões de anos. O GOBE abriu o caminho para a evolução de algas verdes, peixes primitivos, cefalópodes, corais e um monte de outras criaturas que reconheceríamos hoje.

De acordo com o novo estudo, publicado este mês na revista especializada Science Advances, cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, argumentam que este evento foi desencadeado por uma colisão no cinturão de asteróides em algum lugar entre Marte e Júpiter, envolvendo um asteróide de 150 quilómetros de largura.

De acordo com a sua hipótese, a poeira lançada pelo acidente impediu que uma quantidade significativa de luz solar chegasse à Terra, causando a queda das temperaturas e o surgimento de uma mini era glacial. No processo de adaptação ao novo clima – mais frio, mas mais adequado para a vida -, surgiu uma grande diversidade de invertebrados.

“Os nossos resultados mostram pela primeira vez que este pó arrefeceu drasticamente a Terra. Os nossos estudos podem fornecer uma compreensão empírica mais detalhada de como isto funciona, e isso, por sua vez, pode ser usado para avaliar se simulações de modelos são realistas”, explicou Birger Schmitz, professor de geologia da Universidade de Lund e líder do estudo, em comunicado.

A equipa chegou a essa conclusão ao estudar a composição de sedimentos petrificados no fundo do mar em Kinnekulle, no sul da Suécia. A presença de um isótopo de hélio e outras substâncias aprisionadas nos sedimentos só pode ser explicada pelo vento solar, que terá bombardeado a poeira, enriquecendo-a com estes elementos antes de cair na Terra.

“Este resultado foi completamente inesperado. Nos últimos 25 anos, inclinamo-nos para hipóteses muito diferentes em termos do que aconteceu. Só nas últimas medições de hélio é que tudo foi resolvido”, rematou Schmitz.

ZAP //

PARTILHAR

71 COMENTÁRIOS

  1. Besteira só Besteira,Bata uma pedra contra a outra,e note o que sai de vida disso,coloque várias granadas em um buraco e veja oq a explosão faz, muita vida , vários tipos de micro organismo,,por favor né, não pode um ser humano ser assim tão idiota

      • Rapaz pela barba do profeta seja homem meus irmão sai desse engano, chega até ser hilário, os caras não sabem visitar a casa da mãe sei usar um App de GPS, vem me enganar que a 466 anos um asteroide de 150 quilômetros, se chocou entre Marte e júpiter vai… Ser feliz em outro mundo meu amigo, eu não sou evolução de nada. E sim criatura do criador.

    • Só estupidez desses ateus, é tanta ladainha que é incrível. Explosão gera vidas complexas e aos montes, é muito sem nocao.

  2. É um absurdo inconcebível tal pensamento. Tudo isso nos mostra que boa parte dos seres humanos negam a existência de Deus. Aceitando ou não Ele existe. Deus é espírito, e assim como o vento não podemos ver, mas podemos sentir.

  3. Ainda bem que deixaram claro: “papel divino”. rsrs

    Penso que ninguém que seja racional e observa todas descobertas e testes sobre a Vida, considera que veio do acaso algo tão específico e complexo como a vida.

      • Então tudo veio do nada, a perfeição da vida, principalmente que tudo na terra é para o homem. Sinto muito mais não existe ateu existe aqueles que acham que Deus não existe. Mais até seu cérebro foi feito para acreditar em Deus, a ciência sabe muito mais não sabe tudo.

        • Amada? KKKKKKK
          “Não existe ateu, existe aqueles q acham que Deus não existe”, assim, ateus não acreditam na existência de Deus…. então, o que você falou não fez sentido.

        • Não sei se tudo veio do nada; és tu quem está a dizer isso!…
          O meu cérebro foi feito para “acreditar” no que vê/analisa e no que consegue compreender!…

        • Pura bobagem. Não da pra ignorar uma ação divina nisso tudo.
          Não entendo o que esses homens ganham querendo tirar Deus do cenário de criador e por definições tão absurdas para coisas tão complexas e regidas por leis e ordens cósmicas ao controle de um ser superior e todo poderoso e vivi por si só.

    • Eu acredito na ciência , pois as religiões apressar de eu respeitar , ela e mais voltada em fatura dinheiro dos povos , agora a ciência procura mostrar de onde viemos e para onde iremos.

      • O que uma coisa tem a vê com a outra, religião é uma coisa acreditar em Deus é outra, pois nada vem do nada, e a ciência não sabe tudo, e esconde muita coisa.

          • Bom … Um bom cientista preve o que a bíblia diz… Que mundo acabará em que ? Chama fogo eterno… Pergunto aos cientistas: como um livro pode falar sobre o futuro do planeta até antes mesmo desses cientistas que nem eram espermatozóides nem projeto deles existiam? Deus fala . Que o próprio homem com sabedoria se destruirá a si próprio. Exemplo: combustível dos veiculos, camada de exonio, atismofera etc… O Livro sagrado já preparava o futuro do mundo…. E o que já está se cumprindo… Nem Deus pode afundar o Titanic… Onde se lê está agora… E onde esses cientista vão estar? O mundo pode lutar o quanto for mas não escapará Do cumprimentos de Deus.
            Sua palavra é eterna e sábia que confundi até os mais entendidos e sábios dos homens…

    • Em geral os arrogantes e pretensiosos, adeptos a não esferecidade da terra são os mesmos que defendem o criacionismo. Parecem crianças que não entendem argumentos complexos

    • Realmente, é sempre bom respeitar a religião e a hipótese de realmente termos vindo da poeira de um asteróide e coisa do tipo, eu acredito em Deus assim como também acredito nessa hipótese vinda da ciência

    • É mesmo!
      Cada vez que há noticia sobre o espaço, etc, lá vem os brasileiros estupidificados pelas religiões, mostrar toda a sua ignorância/falta de cultura e principalmente, falta de bom senso!…
      É triste!…

      • Não tô nem aí para o que vocês estão escrevendo só estou muito triste com a fala: Lá vem os Brasileiros.
        Isso não foi nem um pouco legal, você generalizou e isso não se faz.
        Respeito muito Portugal, meu pai era português e eu sou cidadão português e exijo respeito.

        • Tens que aprender a ler!
          Ninguém generealizou ou se referiu a todos os “brasileiros”, mas sim aos “brasileiros estupidificados pelas religiões” – são coisas bem diferentes!…
          Felizmente, nem todos os brasileiros são assim!
          Devias começar por exigir respeito aos brasileiros fanáticos religiosos que, com a sua ignorância, poluem todas as noticias relacionadas com o universo, com palermices religiosas, atacando constantemente a ciência/cientistas!…
          É o resultado da lavagens cerebrais feitas pelas religiões/seitas religosas que se aproveitam da ignorância do povo para enriquecer – agora até estão no governo brasileiro!..
          Em Portugal também existem, mas, felizmente, são poucos e nem se notam…

  4. Imagino o que teria acontecido antes da vida ficar aprisionada no cinturão de asteróides…
    Por fim, a ciência não tem respostas, a ciência só tem dúvidas, vive de dúvidas, essa descoberta só dá origem a mais um milhão de perguntas e é assim mesmo que deve ser…

    Encerrar essa discussão com o homem de barbas que vive nas nuvens é negar sua própria existência como fruto da criação.

    • Aprender a interpretar texto faz parte de ser humano, mas agradeço pelo seu comentário de analfabeto funcional, pelo menos eu pude dar risada

      • Deixa ver se entendi…
        Vc não consegue interpretar meu texto e daí escreve essa pérola sobre interpretação de texto?

        Ok, eu não vou rir, pois atraso mental é coisa séria, se for seguido de crendices e ódio gratuito então… Merece tratamento psiquiátrico.

        No mais fico feliz que vc sorriu.

  5. Para estabelecer a paz entre crentes e racionalistas, podemos dizer, “ao quinto dia, uma colisão no cinturão de asteróides criou toda a vida que vive na água”. Pronto!

  6. A ciência tem buscado através de estudos científicos, pesquisas e imagináveis teorias da conspiração confundir a verdade bíblica com as hipóteses de respostas infundadas sobre a existência do criador. O ser humano jamais terá resposta de como tudo realmente começou e até aonde vai o infinito. Deus tem guardado a 7 chaves tais mistérios. O homem continuará limitadissimo ao conhecimento do universo.

    • Na realidade, a ciência tenta buscar respostas mais coerentes com a realidade e sair do lado fictício da história. “Confundir a verdade bíblica”? É sério!? Hahahahha!!

    • A ciência?!
      Não estarás a confundir a ciência com as tretas do pastor de IURD que está milionário à custa de tristes ignorantes como tu?
      Quando estiveres doente, não vás ao hospital usar a ciência para te curar; vai à igreja rezar e depois conta como correu!…

    • Eu acho se tiver vida lá fora, não podemos duvidar, que Deus deixou outra em outros planetas, mas só vamos saber a verdade daqui 1000 anos ou mais.Quando o homen conseguir viajar na dobra da luz.Ai ele vai desvendar muita coisa que Deus deixou, para homen descobrir,o mundo dos Deuses ele nunca vai encontrar .

  7. A ciência sabe muita coisa, porém nada vem do nada, assim como falaram do Big Bang, e outras coisas que não tem nenhum sentido, mais no geral a ciência acredita hoje num ser superior, e independente do que houve no espaço sempre levará a um ser superior que hoje conhecido como Deus, não confundam um relado que pode ter acontecido ou não no espaço para não acreditar em Deus.

  8. O Big Bang não foi uma coisa do nada, se vc tiver o mínimo conhecimento em estrelas e seu fim sabe que o Big Bang é uma teoria aceitável, pois o sol é uma estrela secundária então já teve uma estrela aqui antes, para provar isso existe os elementos acima do ferro na tabela periódica que só é possível ser formado naturalmente no núcleo de uma estrela, quando todo o combustível dela acaba e ela entra em colapso (o possível Big Bang).

    • Decepcionante, em um artigo científico vem pessoas de mente pequena comentar sobre religião. Abram suas mentes para novas possibilidades ou ideias, a ideia é sempre ter um debate com novas teses com o objetivo de serem debatidas e transmitir conhecimento. Se não for pra ser assim, nem comente.

  9. Eu penso que, a existência de Deus ou não, podemos notar claramente que é graças à ciência que temos carro, smartphone esse que estou escrevendo, curas pras doenças, aviões e internet e isso prova que sem a ciência nada disso existiria e se fôssemos ficar só na monotonia de esperar que a bíblia criasse tudo isso magicamente pra gente, creio que seria impossível. “Apesar de eu acreditar em Deus”, não acredito que a bíblia consiga explicar tudo nem nos dar o conhecimento de como voar, criar aeromodelos, medicina que salva vidas, etc… Enfim, pensem bem, a ciência poderá ser o futuro do que antes era a Religião…

  10. Bom, aprendi da bíblia o seguinte:
    1 – Deus existe e tem um nome, Jeová.S0almo 83:18.

    2- Que a terra foi feita com muito amor por ele para nós viveremos para sempre nela. Salmo 37:9,11,Mateus 5:3
    4- Se fizermos isso João 17:3 , poderemos ganhar a vida eterna.

  11. “A ciência só vive de dúvidas” Hahahahaha a religião da vos certezas de que existe a porra de um ser divino que vocês nunca viram!!!
    Nada contra quem acredita mas falar de certezas contra a ciência não funciona lá muito bem…eu acho bonito terem fe mas vocês não acreditam em Deus vocês acreditam num sistema político chamado de igreja que inventou não sei quantas coisas ao longo da história para o seu próprio bem, conhecimento científico compete a ciência e não a Deus pois Deus tem um papel harmonioso na nossa sociedade sendo por exemplo: confretarnidade, humildade, entre outros

    • Credo… Pra quem reclama da pouca capacidade dos religiosos vc me parece absolutamente limitado.

      Sim, seu estúpido, a ciência existe por causa das dúvidas e não das certezas, a fé vive de certezas.

      Acéfalo…

  12. Gente ciência e religião andao juntas em bora eu não tenha religião acredito muito em Deus e creio na ciência com muintos espíritos evoluídos reencarnando na terra vamos descobrir coisas maravilhosas aínda essa explicação dos cientistas sobre a formação da terra está correta mais não foi por a caso foi arquitetado por Deus e executado pelos espíritos superiores Boa noite e uma ótima semana a todos

  13. Voces ja viram ou ouviram falar que algum asteroide trouxe alguma vida de algum lugar para a terra e que esta vida seria imortal para resistir so impacto.
    Conversinha pra boi dormir.
    Somente deus pode criar a vida em todas as suas formas e variedades. Pois ele é a propria vida. As pessoas mais intelligentes do Mundo ja sabem que jamais tudo isso aconteceria pelo acaso.
    Toda honrra e Toda Gloria a ti senhor criador de todas as coisas.

  14. Poxa … como tem pessoas tão idiotas para ficarem insistindo em ter travas nos olhos (e no cérebro) defendendo que um ser mágico e onipotente tenha criado tudo e, mais incrível vel ainda, essa micropoeirinha chamada Terra, onde quem vende fé está rico e onde fazem questão de segurança exterminarem uns aos outros … bando de imbecis!!!

  15. Nada de novo. Isto já é provado .Os sumérios já tinham escrevido isto nas pedras de argila a 5000.AC, e mais, comungam, com as histórias do livro de Enoque, livro dito não “inspirado pela igreja” e retirado da Bíblia. Porém o próprio Cristo faz referência Enoque e seu livro, no novo testamento.

    • Só existem um explicação, e Deus ele e o princípio e o fim, esse cientistas são Tufo louco, que Deus tenha misericórdia de todo vcs que não acredita na sua divindade um fim está próximo ainda há tempo pra vcs se reconciliar cm Deus pense nisso!

    • Eu acredito que foi alguém que formou o ser humano porque vê um exemplo se você deixar milhares de pedacinho de pão no local jamais esses se formará um pão se ninguém fizer então eu creio que foi Deus que criou o ser humano e ainda deu a sabedoria e a inteligência para que eles fazerem todas as coisas inclusive as do momento que são celular televisão avião etc , é ele que dá a vida e também é ele que tem também o poder de tirar a hora que quiser então eu acredito que ele é todo poderoso a ele toda glória toda honra e todo louvor .

  16. Toda a perfeição como as estrelas do mar e outros animais lindamente perfeitos, deve ter sido acso também, não é? Assim como o tempo de vida de um ser vivo, perfeitamente…
    Apenas acho que as coisas mais importantes como cuidar e zelar pelo planeta e a vida são irrelevantes para muitos pessoas neste planeta.
    A preocupação é o consumismo, uma vergonha…

    • O Rácio dourado e os números e cálculos também apareceram por acaso neste Universo… A Inteligência que permeia toda a vida, incluindo as células que formam os nossos corpos e que fazem todo o trabalho sem que você pense ou lhes dê ordens conscientemente, também deve ser obra do acaso…
      Já agora, o Infinito Criador não é um homem de barbas sentado no trono, que tanto falam na bíblia… A dimensão que atinge não é explicável por palavras, mas podemos contemplar em TUDO aquilo que existe.
      Comece por analisar do macro ao micro e verá que todas as coisas que existem seguem um template. Comece pelo mais simples e veja onde está expresso 1.618 no Universo.

  17. Queridos amigos ateus e cristãos, não sejam idiotas e muito menos arrogantes acerca desse texto. Todos nós temos o direito de acreditar e respeitar a opinião do PRÓXIMO, compreendo q possuímos opiniões e teses diferentes, porém o respeito e educação não são provenientes da religião mais sim do bom senso. Cristo não condenou ngm por ser ateu, e vc só pq se acha cristão acha que está no direito de julgar. “Assim como julgares, vós sereis julgados na mesma proporção” Mateus 7:2.

  18. o problema e que o seguinte:
    os crentes tem medo(temor) de ler com atenção artigos científicos, acham que serão punidos pelo “criador”.
    prova que não leram todo o texto, e que está escrito que o choque dos meteoros criou uma POEIRA que serviu de cortina pra luz do sol, e por isso as criaturas que ja estavam aqui na terra, tiveram a oportunidade de evoluir pra sobreviver ao frio, pois como tinha a tal da cortina de pó, a luz do sol não chegava na terra, e não esquentou mais,
    era só ler até o final, eu dúvido que leram todo o que to escrevendo também!
    maa enfim, não veio vida dos meteoros, simplesmente a vida marinha evoluiu pôr que a terra tava mais fria e o organismos puderem evoluir em melhores condições climáticas!

    • Exatamente.
      Os crentes que comentaram nem se deram ao trabalho de ler o texto ou então são incapazes de o interpretar.
      Qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento da história da vida na terra sabe que a mesma surgiu há cerca de 3,5 mil milhões de anos e que durante cerca de 3 mil milhões não passou de micróbios e o ambiente terrestre era muito quente, no entanto há 500 milhões de anos houve um aumento súbito na diversidade e evolução das espécies, e é a esse boom de vida que o artigo se refere dizendo que a causa que o favoreceu pode ser as poeiras desse asteróide que permitiu que a terra arrefecesse.

  19. Isso é Ciência e Provas comprovadas. Para pessoas que ainda acredita que foi uma explosao a causa de tudo e que a terra tem milhoes de anos Se tiverem coragem e cabeça aberta de assistir. Assistem verdadeiros cientistas e não gente que faz parte do engano da população mundial.
    https://youtu.be/YZsmn108oVI

  20. Cara, realmente não consigo entender como as pessoas continuam defendendo a teoria da evolução, pois já faz tempo que ela está cheia de buracos do qual muitos não conseguem explicar. Isso tudo se tornou teoria tentando explicar teoria, além disso as hipóteses que utilizam já se tornaram muito irrealistas, por conta disso prefiro o Design Inteligente que se mostrou superior em diversos aspectos.

  21. Um indivíduo como você só crerá em Deus Jesus no dia em que prová-Lo. Só com a experiência juntamente a Ele farás crer. Ver um pacote de biscoito é diferente de provar, pois ao ver não se sente o gosto, todavia ao comer acontece o contrário. A mente humana é limitada e corrupta, mas Deus sabe de todas as coisas e, se você viu esse comentário, é porque verás a economia de Deus e Seu plano. Ainda há esperança para você.

  22. Tá aí uma pergunta para a qual nunca terei uma resposta.
    Quem é o mais ingênuo?
    Aquele que acredita que toda a existência e sua complexidade foi resultado de uma combinação perfeita de inúmeros fotos ocasionais,ou aquele que acredita que um ser antropomórfico sem início e nem fim criou todo o cosmo só com palavras ?
    É,,,,essa é difícil em!

RESPONDER

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …