/

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

ESA / Hubble & NASA, R. Chandar

Imagem do Telescópio Espacial Hubble do par de galáxias em interação IC 1623

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623.

Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de galáxias foi descoberto no dia 19 de novembro de 1897 pelo astrónomo americano Lewis Swift.

IC 1623 está localizado a cerca de 274 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cetus, e é “uma visão familiar” para os astrónomos do Hubble.

“Este par de galáxias a interagir é uma visão familiar”, disseram, citados pelo Sci-News. “O Hubble capturou o IC 1623 em 2008 usando dois filtros em comprimentos de onda óticos e infravermelhos com a ajuda da Câmara Avançada para Pesquisas (ACS).”

A nova imagem traz novidades, uma vez que incorpora novos dados da Wide Field Camera 3 (WFC3) e combina observações feitas em oito filtros que abrangem comprimentos de onda infravermelho a ultravioleta “para revelar os detalhes mais subtis do IC 1623”.

O portal explica que uma das duas galáxias do sistema tem uma quantidade substancial de gás quente e denso. Esse gás também é encontrado na região de sobreposição que interliga os dois núcleos.

A dupla aproxima-se do final da sua fusão, altura em que um violento influxo central de gás irá desencadear uma intensa atividade estelar que pode aumentar a luminosidade infravermelha acima do limite ultraluminoso.

“As duas galáxias estão nos estágios finais de fusão e esperamos que um poderoso influxo de gás acione uma explosão frenética de formação de estrelas na galáxia compacta”, disseram os astrónomos, avisando que as próximas observações do par de galáxias com o Telescópio Espacial James Webb “lançarão mais detalhes sobre os processos de formação de estrelas extremas em ambientes como o IC 1623”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.