Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

ESA / Hubble & NASA, R. Chandar

Imagem do Telescópio Espacial Hubble do par de galáxias em interação IC 1623

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623.

Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de galáxias foi descoberto no dia 19 de novembro de 1897 pelo astrónomo americano Lewis Swift.

IC 1623 está localizado a cerca de 274 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cetus, e é “uma visão familiar” para os astrónomos do Hubble.

“Este par de galáxias a interagir é uma visão familiar”, disseram, citados pelo Sci-News. “O Hubble capturou o IC 1623 em 2008 usando dois filtros em comprimentos de onda óticos e infravermelhos com a ajuda da Câmara Avançada para Pesquisas (ACS).”

A nova imagem traz novidades, uma vez que incorpora novos dados da Wide Field Camera 3 (WFC3) e combina observações feitas em oito filtros que abrangem comprimentos de onda infravermelho a ultravioleta “para revelar os detalhes mais subtis do IC 1623”.

O portal explica que uma das duas galáxias do sistema tem uma quantidade substancial de gás quente e denso. Esse gás também é encontrado na região de sobreposição que interliga os dois núcleos.

A dupla aproxima-se do final da sua fusão, altura em que um violento influxo central de gás irá desencadear uma intensa atividade estelar que pode aumentar a luminosidade infravermelha acima do limite ultraluminoso.

“As duas galáxias estão nos estágios finais de fusão e esperamos que um poderoso influxo de gás acione uma explosão frenética de formação de estrelas na galáxia compacta”, disseram os astrónomos, avisando que as próximas observações do par de galáxias com o Telescópio Espacial James Webb “lançarão mais detalhes sobre os processos de formação de estrelas extremas em ambientes como o IC 1623”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …