Coligação liderada pela Arábia Saudita e houthis terão cometido crimes de guerra no Iémen, revela relatório

nyc / Flickr

A guerra civil no Iémen estende-se desde março de 2015

A coligação liderada pelos sauditas e os houthis terão cometido crimes de guerra no Iémen, usando a fome como método de conflito, revelou um novo relatório.

Segundo o Independent, o Programa Mundial de Alimentos tem alertado repetidamente que a “maior fome que o mundo já viu na história moderna” se aproxima do Iémen, onde mais da metade da população de 29 milhões não tem acesso a alimentos.

No relatório, o grupo de direitos Mwatana e a organização Global Rights Compliance (GRC) referiram que ataques à água e a alimentos está a contribuir para a crise. O documento inclui relatos de ataques aéreos liderados pela coligação contra instalações de água, pesca e agricultura durante confrontos com os houthis, apoiados pelo Irão.

A obstrução da ajuda humanitária pelos houthis impediu os agricultores de acederem aos campos e contribuiu ainda para a insegurança alimentar crónica.

O relatório concluiu que essas ações terão constituído crimes de guerra e instou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a encaminhar a situação ao Tribunal Penal Internacional, para que fosse investigada.

“Concluímos que os membros da coligação liderada pela Arábia Saudita/Emirados Árabes Unidos e o Ansar Allah [os houthis] usaram a fome como método de guerra”, apontou o relatório, frisando que esta conduta impediu “o acesso dos civis a comida e água” no Iémen, “onde pessoas, incluindo crianças, estão a morrer à fome”.

O Iémen enfrenta uma guerra civil desde 2015, quando os houthis assumiram o controle de partes do país, forçando o governo do Presidente Abed Rabbo Mansour Hadi ao exílio. No ano seguinte, a Arábia Saudita e outros estados do Golfo formaram uma coligação e lançaram uma campanha de bombardeio para que Hadi voltasse ao poder.

No conflito já morreram mais de 130.000 pessoas. Em fevereiro, a ONU alertou que cinco milhões de pessoas estavam “a apenas um passo da fome”.

O grupo Mwatana disse ter documentado cerca de 579 ataques aéreos da coligação liderada pelos sauditas até agosto de 2021, que vitimaram milhares de civis e destruíram propriedades em 19 das 22 províncias do Iémen. Desses ataques, 90 atingiram herdades, terras agrícolas, equipamentos, lojas de alimentos e veículos.

O relatório acusou os houthis de “prender e intimidar voluntários, de bloquear comboios de ajuda e de confiscar ilegalmente propriedades de organizações humanitárias”. Devido a essas ações, a agência de alimentos da ONU suspendeu em 2019 e 2020 as suas operações nas áreas controladas pelo grupo, afetando cerca de 850.000 pessoas.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.