Colégios privados receberam 66 milhões do Estado graças a “luvas”

Quatro colégios privados do grupo GPS receberam 66 milhões do Ministério da Educação, relativos a contratos de apoio financeiro do Estado, devido à alegada influência e às supostas luvas pagas ao ex-secretário de Estado adjunto e da Educação, José Manuel Canavarro, e ao antigo director regional de Educação de Lisboa, José de Almeida.

Estes dados constam do despacho de acusação do Ministério Público, no âmbito da investigação ao Grupo GPS, a que o Público teve acesso.

Entre 2005 e 2013, quatro colégios do Grupo GPS, em Mafra e nas Caldas da Rainha, receberam mais de 66 milhões de euros de fundos públicos devido à intervenção do ex-secretário de Estado adjunto e da Educação, José Manuel Canavarro, e do antigo director regional de Educação de Lisboa, José de Almeida, conforme alega o MP.

Estes dois elementos, que são arguidos por corrupção passiva na investigação judicial ao caso, terão usado os respectivos cargos públicos para beneficiar o Grupo GPS em troca de cargos remunerados.

O MP alega que José Manuel Canavarro recebeu cerca de 220 mil euros como consultor do Departamento Pedagógico do grupo, entre 2005 e 2011, e que José de Almeida amealhou mais de 68 mil euros entre 2005 e 2009.

O despacho de acusação alega que Canavarro e Almeida deram “rápido seguimento aos pedidos formulados pelos colégios GPS, para que o núcleo fundamental das decisões fosse adoptado antes de cessarem as funções exercidas”.

Os contratos de associação firmados com o Grupo GPS tiveram aval logo a seguir à dissolução do Parlamento decretada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, que levou à queda do Governo de Santana Lopes.

Além de Canavarro e de Almeida, são também arguidos no caso, cinco administradores do grupo GPS, designadamente António Calvete, António Madama, Manuel Madama, Fernando Catarino e Agostinho Ribeiro, que enfrentam acusações por crimes de corrupção activa.

Os cinco administradores terão usado em benefício próprio, para pagar jantares e cruzeiros, cerca de 30 milhões de euros de fundos públicos pagos pelo Estado ao Grupo GPS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão á espera de quê p/ prender estes LADRÕES? Devem devolver TUDo c/ JUROS. Cambada de VIGARISTAS, não lhes chega os cargos politicos ainda roubam noutras instituições. Deviamos arrumar c/ todos eles não um que seja honesto.

  2. O Estado ou os contribuintes? Se não fossem estes, onde ia o Estado conseguir dinheiro? É para este tipo de situações, que os mais desfavorecidos são ROUBADOS nos seus impostos. Para pagarem os luxos dos barrigudos e continuarem a ter uma vida à fartazana…

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …