Colégios privados receberam 66 milhões do Estado graças a “luvas”

Quatro colégios privados do grupo GPS receberam 66 milhões do Ministério da Educação, relativos a contratos de apoio financeiro do Estado, devido à alegada influência e às supostas luvas pagas ao ex-secretário de Estado adjunto e da Educação, José Manuel Canavarro, e ao antigo director regional de Educação de Lisboa, José de Almeida.

Estes dados constam do despacho de acusação do Ministério Público, no âmbito da investigação ao Grupo GPS, a que o Público teve acesso.

Entre 2005 e 2013, quatro colégios do Grupo GPS, em Mafra e nas Caldas da Rainha, receberam mais de 66 milhões de euros de fundos públicos devido à intervenção do ex-secretário de Estado adjunto e da Educação, José Manuel Canavarro, e do antigo director regional de Educação de Lisboa, José de Almeida, conforme alega o MP.

Estes dois elementos, que são arguidos por corrupção passiva na investigação judicial ao caso, terão usado os respectivos cargos públicos para beneficiar o Grupo GPS em troca de cargos remunerados.

O MP alega que José Manuel Canavarro recebeu cerca de 220 mil euros como consultor do Departamento Pedagógico do grupo, entre 2005 e 2011, e que José de Almeida amealhou mais de 68 mil euros entre 2005 e 2009.

O despacho de acusação alega que Canavarro e Almeida deram “rápido seguimento aos pedidos formulados pelos colégios GPS, para que o núcleo fundamental das decisões fosse adoptado antes de cessarem as funções exercidas”.

Os contratos de associação firmados com o Grupo GPS tiveram aval logo a seguir à dissolução do Parlamento decretada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, que levou à queda do Governo de Santana Lopes.

Além de Canavarro e de Almeida, são também arguidos no caso, cinco administradores do grupo GPS, designadamente António Calvete, António Madama, Manuel Madama, Fernando Catarino e Agostinho Ribeiro, que enfrentam acusações por crimes de corrupção activa.

Os cinco administradores terão usado em benefício próprio, para pagar jantares e cruzeiros, cerca de 30 milhões de euros de fundos públicos pagos pelo Estado ao Grupo GPS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão á espera de quê p/ prender estes LADRÕES? Devem devolver TUDo c/ JUROS. Cambada de VIGARISTAS, não lhes chega os cargos politicos ainda roubam noutras instituições. Deviamos arrumar c/ todos eles não um que seja honesto.

  2. O Estado ou os contribuintes? Se não fossem estes, onde ia o Estado conseguir dinheiro? É para este tipo de situações, que os mais desfavorecidos são ROUBADOS nos seus impostos. Para pagarem os luxos dos barrigudos e continuarem a ter uma vida à fartazana…

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …