Colégio cancela exame por conter texto crítico a Bolsonaro

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Um colégio particular de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, cancelou exame de Língua Portuguesa de alunos do 2º ano do ensino médio, após pais reclamarem de uma questão que continha conteúdo crítico ao presidente Jair Bolsonaro.

O texto utilizado era, de acordo com o Diário de Notícias, um artigo do ator, escritor e humorista Gregório Duvivier, publicado no jornal Folha de São Paulo.

Em entrevista ao portal UOL, o diretor académico do Colégio Loyola disse que a educação da instituição preza pela “formação integral e por abordar questões sociais”. No entanto, Carlos Freitas afirma ter ocorrido uma falha na formulação da questão por ela não atender à orientação “de ser apartidária”.

“Nós cancelamos a prova e propusemos outra. A professora foi chamada, não há retaliação e nem culpa. Não há, de maneira alguma, questão ligada à censura mas é preciso ter os dois lados para o próprio aluno fazer o discernimento”. Segundo ele, a escola aplicará outro teste nos próximos dias e prevalecerá a maior nota, caso o estudante opte por fazer.

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais emitiu nota de repúdio e indignação e chamou o ato de “censura, retaliação e mordaça aos trabalhadores da educação”. Valéria Morato, presidente do organismo, argumentou tratar-se “de um conteúdo aberto, disponível na Internet, que não deveria ter sido motivo para cancelar a prova”.

A questão em causa não pedia a opinião dos estudantes sobre o conteúdo do texto de Duvivier, conhecido crítico do governo Bolsonaro, apenas o tomava como ponto de partida para perguntas de língua portuguesa.

O texto foi publicado originalmente no jornal Folha de S. Paulo, na edição do dia 28 de agosto, com o título “Único jeito de não ficar triste é ficar puto”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …