/

Colecionador comprou NFT falso de Banksy por mais de 280 mil euros (mas devolveram-lhe o dinheiro)

(dr)

O NFT falso de Banksy

Um colecionador de arte disse ter pagado cerca de 282 mil euros por uma obra falsa de Banksy. A sua sorte foi que o alegado golpista decidiu devolver-lhe o dinheiro.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, a venda ocorreu depois de o site oficial de Banksy ter direcionado na terça-feira, e por breves momentos, os utilizadores para um leilão online que oferecia o que parecia ser o seu primeiro NFT (token não fungível).

A página entretanto removida mostrava a imagem pixelizada de uma personagem, de óculos escuros e chapéu, a fumar ao lado de uma fábrica. A suposta obra foi listada num suposto leilão hospedado pelo site OpenSea, através de um utilizador chamado “gaakmann” (referência a um apelido anteriormente usado pelo artista de rua britânico).

Acreditando ser uma obra real de Banksy, um colecionador do Reino Unido, que usa o nome Pranksy e se descreve como um “grande fã” deste artista de rua, ofereceu uma quantia equivalente a cerca de 282 mil euros na criptomoeda Ethereum.

Foi no momento em que a sua oferta foi imediatamente aceite, encerrando o leilão dias antes do previsto, que o colecionador de arte teve “99% de certeza” de que tinha sido vítima de uma fraude.

No entanto, conta a estação norte-americana, numa reviravolta um tanto ou quanto bizarra, o suposto vendedor acabou por devolver todo o dinheiro, menos a taxa de transação, logo depois da venda.

O colecionador, que sugere que o site de Banksy foi hackeado, escreveu no Twitter que o golpe pode ter sido obra de “um hacker ético que estaria a tentar provar algum ponto de vista”.

“Talvez tenha ficado assustado com a quantidade de cobertura na media que o seu hack recebeu. Não tenho a certeza do que aconteceu, mas sinto-me muito grato por ter recebido a maior parte da minha Ethereum de volta”, disse mais tarde à CNN.

Nas redes sociais, alguns utilizadores acusaram o colecionador de ter orquestrado toda esta situação para conseguir publicidade, mas o mesmo respondeu que “não tem vontade ou necessidade de fazer uma manobra destas para ter cobertura mediática”.

“Aspiro poder trabalhar com artistas como Banksy no futuro e (para ajudá-los) aprender mais sobre NFTs. Hackear o site deles e comprar um NFT a mim mesmo não seria a melhor maneira de fazer isso”, considerou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.