Coimbra vai receber Jogos Europeus Universitários de 2018

eusa.eu

-

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018, anunciou o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, em Denizli, na Turquia.

O anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito este sábado, por volta das 20h30 portuguesas, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa.

“Este será o maior evento desportivo em Portugal depois do Euro 2004”, afirmou à agência Lusa Ricardo Morgado, presidente da AAC, depois do anúncio do vencedor, frisando que o evento “será uma oportunidade única para a cidade e para a universidade se projetarem na Europa”.

A candidatura, ao juntar “a vontade” de AAC, UC e CMC “mostra que a cidade está empenhada neste evento”, sublinhou.

Os jogos deverão concentrar, durante duas semanas, em Coimbra cerca de cinco mil jovens, oriundos de 40 países.

Também o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, presente no anúncio do vencedor, considerou que os Jogos EUSA de 2018 são uma forma “de o caráter global da UC ser reafirmado no espaço europeu”.

O reitor salientou que, com a realização do evento, será possível “reabilitar o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) para os próximos 50 anos”, algo que seria complicado fazer “sem os Jogos Universitários”.

A reabilitação do EUC, que “será a grande fatia do investimento” para os Jogos, “deverá rondar entre os 7 e os 8 milhões de euros”, informou.

O presidente da CMC, Manuel Machado, sublinhou que este projeto “foi partilhado de uma forma construtiva e integrante” entre a AAC, a UC, a Federação Académica de Desporto Universitário e a Câmara de Coimbra.

Manuel Machado também salientou “o apoio manifesto a esta candidatura” por parte do Governo, simbolizado pela presença no evento do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, para além da colaboração das câmaras da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

“Vencemos o desafio, valorizamos Coimbra e agora há ações de grande importância a desenvolver, em especial no Estádio Universitário”, disse Manuel Machado, afirmando que “esta realização vem dar um novo impulso, uma nova vida a Coimbra Património da Humanidade”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, congratulou-se com a atribuição da organização dos Jogos EUSA 2018 a Coimbra, referindo, em comunicado, que “Coimbra e o país viram reconhecidos, mais uma vez”, todo o seu “potencial na organização de grandes eventos desportivos”.

Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …