Coimbra vai receber Jogos Europeus Universitários de 2018

eusa.eu

-

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018, anunciou o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, em Denizli, na Turquia.

O anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito este sábado, por volta das 20h30 portuguesas, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa.

“Este será o maior evento desportivo em Portugal depois do Euro 2004”, afirmou à agência Lusa Ricardo Morgado, presidente da AAC, depois do anúncio do vencedor, frisando que o evento “será uma oportunidade única para a cidade e para a universidade se projetarem na Europa”.

A candidatura, ao juntar “a vontade” de AAC, UC e CMC “mostra que a cidade está empenhada neste evento”, sublinhou.

Os jogos deverão concentrar, durante duas semanas, em Coimbra cerca de cinco mil jovens, oriundos de 40 países.

Também o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, presente no anúncio do vencedor, considerou que os Jogos EUSA de 2018 são uma forma “de o caráter global da UC ser reafirmado no espaço europeu”.

O reitor salientou que, com a realização do evento, será possível “reabilitar o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) para os próximos 50 anos”, algo que seria complicado fazer “sem os Jogos Universitários”.

A reabilitação do EUC, que “será a grande fatia do investimento” para os Jogos, “deverá rondar entre os 7 e os 8 milhões de euros”, informou.

O presidente da CMC, Manuel Machado, sublinhou que este projeto “foi partilhado de uma forma construtiva e integrante” entre a AAC, a UC, a Federação Académica de Desporto Universitário e a Câmara de Coimbra.

Manuel Machado também salientou “o apoio manifesto a esta candidatura” por parte do Governo, simbolizado pela presença no evento do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, para além da colaboração das câmaras da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

“Vencemos o desafio, valorizamos Coimbra e agora há ações de grande importância a desenvolver, em especial no Estádio Universitário”, disse Manuel Machado, afirmando que “esta realização vem dar um novo impulso, uma nova vida a Coimbra Património da Humanidade”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, congratulou-se com a atribuição da organização dos Jogos EUSA 2018 a Coimbra, referindo, em comunicado, que “Coimbra e o país viram reconhecidos, mais uma vez”, todo o seu “potencial na organização de grandes eventos desportivos”.

Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …