Coimbra vai receber Jogos Europeus Universitários de 2018

eusa.eu

-

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018, anunciou o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, em Denizli, na Turquia.

O anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito este sábado, por volta das 20h30 portuguesas, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa.

“Este será o maior evento desportivo em Portugal depois do Euro 2004”, afirmou à agência Lusa Ricardo Morgado, presidente da AAC, depois do anúncio do vencedor, frisando que o evento “será uma oportunidade única para a cidade e para a universidade se projetarem na Europa”.

A candidatura, ao juntar “a vontade” de AAC, UC e CMC “mostra que a cidade está empenhada neste evento”, sublinhou.

Os jogos deverão concentrar, durante duas semanas, em Coimbra cerca de cinco mil jovens, oriundos de 40 países.

Também o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, presente no anúncio do vencedor, considerou que os Jogos EUSA de 2018 são uma forma “de o caráter global da UC ser reafirmado no espaço europeu”.

O reitor salientou que, com a realização do evento, será possível “reabilitar o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) para os próximos 50 anos”, algo que seria complicado fazer “sem os Jogos Universitários”.

A reabilitação do EUC, que “será a grande fatia do investimento” para os Jogos, “deverá rondar entre os 7 e os 8 milhões de euros”, informou.

O presidente da CMC, Manuel Machado, sublinhou que este projeto “foi partilhado de uma forma construtiva e integrante” entre a AAC, a UC, a Federação Académica de Desporto Universitário e a Câmara de Coimbra.

Manuel Machado também salientou “o apoio manifesto a esta candidatura” por parte do Governo, simbolizado pela presença no evento do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, para além da colaboração das câmaras da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

“Vencemos o desafio, valorizamos Coimbra e agora há ações de grande importância a desenvolver, em especial no Estádio Universitário”, disse Manuel Machado, afirmando que “esta realização vem dar um novo impulso, uma nova vida a Coimbra Património da Humanidade”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, congratulou-se com a atribuição da organização dos Jogos EUSA 2018 a Coimbra, referindo, em comunicado, que “Coimbra e o país viram reconhecidos, mais uma vez”, todo o seu “potencial na organização de grandes eventos desportivos”.

Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …